x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 85

Contratação de ajudante

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 semanas Sexta-Feira | 14 fevereiro 2025 | 10:12

Bom dia carros colegas,  um cliente MEI quer um ajudante para alguns serviços, pois ele não tem capacidade financeira ainda de contratar um funcionário.

Qual opção ele poderia fazer para não ter problemas futuros, não caracterizar vinculo empregatício ?

Att;

LUANA SANTOS CRUZ

Luana Santos Cruz

Bronze DIVISÃO 1 , Consultor(a) Contabilidade
há 9 semanas Sexta-Feira | 14 fevereiro 2025 | 11:50

Olá.

Ao contratar uma pessoa, mas cadastrar como MEI, a mesma não pode ter vínculo empregatício, pois caso tenha, a empresa poderá ser processada futuramente, pois MEI não tem vínculo, apenas prestação de serviço, ou seja, não poderá caracterizar: sem receber ordens, rotina e até diariamente um serviço.

Segue abaixo para aprofundar do assunto.

www.contabeis.com.br

Oculto" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.jusbrasil.com.br

Até. 

Jorge

Jorge

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 9 semanas Sexta-Feira | 14 fevereiro 2025 | 15:54

Obrigado Luana, mas não foi esse meu questionamento, deixa eu explicar melhor.
Um cliente que é MEI, está pensando em contratar uma pessoa como funcionário dele, porém ele queria pagar por demanda de serviço, eu acredito que isso não é permitido.
Ou seja, ele tem uma pessoa que o ajuda quando ele tem muito serviço, mas hoje ele não é funcionário.
A questão é que ele não tem condições financeira de contratar um funcionário em tempo integral hoje, como ele pode continuar tendo essa pessoa para ajuda-lo, sem que isso se configure vinculo empregatício entre o MEI e esse ajudante ?
Att;

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade