x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 237

gov.br verificação em duas etapas

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

Prata DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 1 semana Sexta-Feira | 7 março 2025 | 09:26

Bom dia.
Ao tentar gerar a dctfweb pelo ecac com uma empresa que possui o certifiicado digital A1, o sistema está exigindo que seja feita a verificação em duas etapas no gov.br. Porém, eu entendia que isso só iria ocorrer no primeiro acesso, mas está exigindo isso novamente.
Alguém tem ou teve este problema para poder me ajudar?
Grato.

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 1 semana Sexta-Feira | 7 março 2025 | 10:44

Edvaldo Luiz Bellozo,

O responsavel da empresa que você acessando o certificado deve ter ativado a verificação em duas etapas da pessoa fisica dele.
Você vai precisar solicitar que ele desative ou que ele realize a procuração para você.

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

há 1 semana Sexta-Feira | 7 março 2025 | 11:02

Jacqueline, se a empresa fizer uma procuração para o contador, não vai mais precisar do gov.br? Ou seja, toda vez que acessar vai dar certo? Mas se não houver a procuração, todas as vezes que for acessar a empresa será necessário fazer a verificação em duas etapas no gov.br da pessoa física?
Por favor, me ajude...
Obrigado

Samara Ernandes

Samara Ernandes

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 semana Sexta-Feira | 7 março 2025 | 11:06

Edvaldo Luiz Bellozo, bom dia!
Se fizer procuração, não precisa da verificação em duas etapas. Se não fizer a procuração, toda vez vai ter que fazer a verificação em duas etapas.

EDVALDO LUIZ BELLOZO

Edvaldo Luiz Bellozo

há 1 semana Sexta-Feira | 7 março 2025 | 13:48

Eu tinha praticamente encerrado o questionamento, mas me surgiu outra pergunta. Como seria esta procuração? está inserida no ecac mesmo, onde o contador pode acessar várias empresas que ele tenha procuração, cujo certificado é A1?
Ou o contador precisa inserir um cartão dele na máquina, em que tenha as procurações dos clientes?

Roberto A.

Roberto A.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 semana Sexta-Feira | 7 março 2025 | 15:36

Boa tarde Edvaldo

Sim, a procuração é feita dentro do e-CAC.
A empresa faz a procuração para o contador ou para o escritório contábil, marca as opções que quer conceder acesso e o prazo de validade, o sistema solicita a assinatura digital (certificado).
Após isso o contador ou escritório acessa com o certificado próprio.

Roberto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.