x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 407

Crédito Consignado para o Trabalhador

Fabiano Oliveira

Fabiano Oliveira

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 4 semanas Sexta-Feira | 21 março 2025 | 08:45

Bom dia!
A respeito deste novo crédito consignado para o trabalhador, o funcionário fez a simulação e o valor da parcela praticamente vai zerar o salário dele no final do mês. Dessa forma, não está sendo obedecido o mínimo de 30% do salário líquido.
Pergunto: as empresas terão alguma autonomia para negar ou alterar o valor das parcelas?

Maria Biara Do Nascimento Serafim

Maria Biara do Nascimento Serafim

Prata DIVISÃO 3 , Assistente Depto. Pessoal
há 4 semanas Sexta-Feira | 21 março 2025 | 09:09

Bom dia, Fabiano!

Conforme a Live do Atua DP que assisti no youtube, a empresa deverá sempre respeitar a margem de 35% do salário liquido (bruto - descontos compulsórios com INSS, IRRF e Pensão alimentícia, se tiver) descontar apenas o que estiver dentro desse limite, e o valor restante o funcionário terá que completar e pagar diretamente para a instituição financeira, não podendo de forma alguma deixar a folha negativa.



Maria Biara
Departamento Pessoal
Blumenau/SC
Marcos Cesar

Marcos Cesar

Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a) Empresas
há 4 semanas Sexta-Feira | 21 março 2025 | 11:54

Oi Fabiano,
Boa pergunta!
Imaginei que o próprio aplicativo iria limitar o montante do desconto a 30% do líquido, segundo o histórico do e-social. Pelo visto, nem isso vão fazer. É a várzea mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade