x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 3.178

Contribuições Familiar, Negociais e Patronais

Luis Cláudio Nascimento Ferreira

Luis Cláudio Nascimento Ferreira

Prata DIVISÃO 3 , Chefe Recursos Humanos
há 15 anos Quinta-Feira | 26 agosto 2010 | 09:59

Bom dia amigos.

Hoje me deparei com um problema aqui no escritório.

O Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro junto com o Sindlojas, que abrange as empresas, estão cobrando uma série de Contribuições.

Meu caso é o seguinte:

Uma das empresas que faço o DP, me comunicou que recebeu um telefone da Assistência Sindical (0800-133738) e a mesma informou que o pagamento da contribuição assistencial familiar é obrigatória.

O problema é que esses sindicatos cobram: Contribuição assistencial familiar, assistencial negocial, assistencial negocial patronal, constitucional, confederativa, cobra para homologar e ainda as sindicais normais e patronais.

Trabalho com mais de 100 empresas e dessas 100, somente 2 pagam as contribuições acima. Afirmo ainda que em nenhuma dessas 100, os funcionários são sindicalizados.

Gostaria de saber de Vocês se as contribuições são mesmo obrigatórias e em que base legal estão se apoiando para ligar e cobrar, ameaçando a denunciar a empresa na DRT.
Pergunto isso pq eu liguei para o número acima e a resposta que obtive foi: é obrigatória pq está na convenção. Mas acho isso mto vago já que as empresas não são sindicalizadas, nem os funcionários.

Abraços

VALERIA GLOEDEN DALLAGASSA

Valeria Gloeden Dallagassa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 27 agosto 2010 | 15:35

Boa tarde Luis, olha já trabalhei com RH, também passei por uma situação parecida, que eu saiba as únicas taxas que são realmente obrigatórias é a contribuição patronal, e o desconto de um dia de trabalho do funcionário que é realizado todo ano, só essas duas, nunca ví, nem fiquei sabendo de lei nenhuma que obrigue as empresas a pagar todas essas contribuíções.
A verdade é que temos que ficar de olho nos sindicatos.
Espero ter ajudado.
Valéria.

VALERIA GLOEDEN DALLAGASSA

Valeria Gloeden Dallagassa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Domingo | 29 agosto 2010 | 14:16

Luis então vc poderia ligar na DRT e verificar se a atitude do sindicato é cabível.
Aqui em Ponta Grossa tem um sindicato que tem a contribuição assistencial familiar, a qual é paga pelas empresas, porém funciona, pois tivemos um caso de morte natural de um funcionário e o sindicato forneceu 2 cestas básicas durante um ano para a família do mesmo e pagou o valor de R$ 2.500 de auxílio funeral.
Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade