Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 68

IRFORMAÇÃO INSS RETENÇÃO

maria antonia r viegas

Maria Antonia R Viegas

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 2 dias Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 13:37

Boa tarde meu nome e Antonia, presto serviços contabeis ha uma empresa há 13 anos e desde que entrei la  sempre tive meu inss retido,porque o sistema de folha da empresa exige um contador responsavel e assim  mesmo sendo contratada como contrinuinte individual o sistema retem meu INSS e a empresa paga, mesmo sem emitir nota fiscal de pessoa fisica.  Hoje quando vi meu CNIS ea contrinuição dessa empresa está como não cooperado,fui verificar o que significa, está dizendo que naõ cooperado é quando o contribuinte é quem é responsavel pela contribuição,no entanto sempre tive meu INSS retido pela empresa na folha de pagamento,onde aparece os contribuintes infdividuais. Nesse caso se a empresa não tiver recolhido algum mes dessa retenção eu não tenho direito  perante o inss da contribuição retida e não recolhida?
Alguem pode me da uma explicação sobre isso, no é social aparece o codigo de contribuição 701

Julia

Julia

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Administrativo
há 2 dias Quinta-Feira | 11 setembro 2025 | 15:54

Boa tarde!

Você presta serviços como contribuinte individual a uma empresa, que sempre reteve o INSS da sua remuneração diretamente na folha de pagamento. Nesse caso, a responsabilidade pelo recolhimento é da empresa, mesmo que você não emita nota fiscal. O código 701 que aparece no Esocial está correto para esse tipo de situação e a indicação "não cooperado" apenas significa que você não presta serviços por meio de uma cooperativa isso não é um problema.
No entanto, se a empresa reteve o INSS mas não efetuou o recolhimento, essa contribuição pode não aparecer corretamente no seu CNIS. Isso pode afetar seu tempo de contribuição para o INSS. O INSS só reconhece como tempo de contribuição o que foi efetivamente recolhido, mas você pode comprovar que houve a retenção através de documentos como contracheques ou recibos. Com essas provas, é possível solicitar o acerto do seu CNIS pelo site ou aplicativo "Meu INSS" ou diretamente em uma agência, e também cobrar a empresa para regularizar a pendência. Assim, mesmo que a empresa não tenha recolhido, você pode garantir seus direitos junto ao INSS.

Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade