x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 253

Empresa fazendo cobrança

Mily Costa

Mily Costa

Iniciante DIVISÃO 1 , Faturista
há 9 semanas Sexta-Feira | 3 outubro 2025 | 18:01

Pedi demissão e saí da empresa em que eu trabalhava em agosto, no dia de assinar a rescisão me cobraram um pix de 116 reais referente a utilização do plano de saúde que não foi contabilizada na folha de rescisão e pediram para mim devolver, mandei para a conta da gerente.

Hoje me mandaram mensagem novamente cobrando 425 reais referente a utilização de agosto que também não foi contabilizada na rescisão porque a gerenciadora do plano demora para repassar os valores pelo o que eu entendi.

Sou obrigada a pagar já que foi um erro deles por não ter contabilizado na minha rescisão?

Vanessa Cristina Sousa de Queiroz

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Pessoal
há 8 semanas Segunda-Feira | 13 outubro 2025 | 13:01

Olá Mily, 
"Sou obrigada a pagar já que foi um erro deles por não ter contabilizado na minha rescisão?"
Resposta:  Vou te responder com base no que acontece geralmente com os planos de saude que leva até 120 dias para faturar o que você utilizou ( consulta e exames), sendo assim as vezes quando o departamento pessoal está fazendo os calculos da rescisão não  tem a informação dos valores gastos por você ou dependentes, dessa forma finaliza sem descontar, para cumprir o prazo legal de pagamento das verbas rescisorias.
Quando o plano de saúde manda o faturamento para empresa, que  vem a supresa da suas despesas,  dessa forma é devido você pagar o valor para empresa,  já que não foi descontado na rescisão. 
Obs:  É importante que a empresa te encaminhe  um relatorio dessas despesas, até mesmo para você confirmar  todos os gastos e assim não gerar pagamento /desconto  em duplicidade.  

Espero ter ajudado

Atenciosamente 
Vanessa Queiroz

Atenciosamente,
Analista de Departamento Pessoal
Blog: https://osaberdp.blogspot.com/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/vanessa-cristina-sousa-de-queiroz/
Comunidade no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/EL20RNhpCwNE87mRGthQvE
e-mail: [email protected]
WhatsApp: Meu Contato Profissional (clique aqui)
FIQUE A VONTADE PARA ENTRAR EM CONTATO COMIGO!
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 semanas Segunda-Feira | 13 outubro 2025 | 16:30

Boa TArde!

Exatamente como a Vanessa mencionou acima, os planos de saude demora muito mesmo, antes do pgto que você for efetaur veja com eles o extrato  pra ver de fato o que esta sendo pago.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

EDILSON SOARES RAMOS

Edilson Soares Ramos

Bronze DIVISÃO 4 , Perito(a)
há 8 semanas Terça-Feira | 14 outubro 2025 | 10:24

Olá Mily!

Eu entendo que você não tem obrigação legal em devolver, visto que deveriam ter realizado o desconto na rescisão. Contudo, fica a seu critério solicitar o comprovante dessas despesas e reembolsar ou não a empresa. Vai de acordo com os seus princípios, condições financeiras etc.

Analisando pelo lado da empresa, não deveriam te cobrar, visto ter sido um erro operacional, pois não foi feito o desconto tempestivo, sabendo que existe essa morosidade por parte da administradora do plano de saúde. E são valores imateriais para uma empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade