x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 80

Funcionarios alocados em obra de construção civil

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 1 semana Segunda-Feira | 6 outubro 2025 | 08:28

Bom dia, amigos por favor preciso de ajuda, hoje ultimo dia para fechamento da folha e estou perdida.
Uma empresa tem seus funcionários alojados em obra de construção civil, devo criar um departamento com os dados CNO, correto?
Agora não sei como dar continuidade para enviar ao e social e DCTF WEB, os funcionarios foram admitidos no mês 09 e ainda não foi emitida nota fiscal da prestação de serviços , mas a contratante já repassou que será retido um valor de INSS, como faço para informar e social e fechar a folha, estou lendo várias explicações, mas não estou conseguindo realizar os trâmites, alguém que trabalha com essa parte , pode me ajudar.
No aguardo, obrigado

Inês Zanotti
JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 1 semana Segunda-Feira | 6 outubro 2025 | 18:05

Inês,

Essa questão de alocar os funcionários por departamento, tem que ver no seu sistema porque varia a forma que é realizada a locação de sistema para sistema.
A nota já tinha que ter sido emitida no mês de setembro, você pode até alocar os funcionários para o CNO, mas se não tem nota fiscal emitida não tem retenção, e para a DCTFWEB vai o valor cheio, sem a retenção da nota, então a empresa terá que pagar.
A retenção depende da nota emitida.

No meu sistema IOB Online:
O cliente me informa alocação, CNO ou CNPJ, cadastro o tomador de serviço no meu sistema, aloco os funcionários, calculo a folha, confiro os tributos, envio ao portal do esocial e já transmito o fechamento.

O departamento fiscal que é responsável por verificar sobre a retenção e enviar para a DCTFWEB. Se tiver retenção irá abater no valor do meu INSS.
E não esquece que obras de construção civil, também tem 20% do inss patronal. 
E tem que seguir a LEI 9.711/1998.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade