x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 96

Deslocamento da empresa deve ou não pagar extra?

Thaynara Araujo Arsego

Thaynara Araujo Arsego

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 6 semanas Terça-Feira | 4 novembro 2025 | 08:10

Olá pessoal

Entrei recentemente em uma empresa e a duvida é sobre o pagamento ou não do deslocamento até a empresa.

A empresa era localizada em um local mais dentro da cidade porém mudou para um local mais retirado exatamente a 15,6km de distancia, o local é um centro industrial da cidade onde passa transporte coletivo, porém a empresa disponibilizou um ônibus próprio para este transporte. então estão pagando hora extra da seguinte situação:

07:20 local que o ônibus sai da partida. (chegam na empresa as 07:40/07:45) é disponibilizado um café das 07:45 as 08:00
08:00 inicio de trabalho 
é pago esses 40min de hora extra 
O horário de contrato é as 18:00 porém é liberados todos saírem as 17:30 sendo esse 30min abonados.


Quem vem com o próprio carro não ganha esses 40min de extra apenas é abonado os 30min no final do dia, porém não ganham também ajuda de custo.

Não temos nada previsto em convenção coletiva. 

Esta medida esta correta ou é um gastos que não seria necessário?

Obrigada desde então!

Julio Del Vigna

Julio Del Vigna

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 semanas Terça-Feira | 4 novembro 2025 | 08:28

Só se deve ser pago hora extra se o trabalhador está à disposição para o trabalho ou se o tempo de viagem ultrapassaria a jornada diária acordada. Na descrição que fez, parece que nenhuma das situações está contemplada, visto que o horário de trabalho se inicia as 8h.

Tudo o que foi acordado do que descreveu é um acordo entre as partes. A empresa deveria deixar isso bem demonstrado num Aditivo de Contrato de Trabalho e, se for sindicalizada, propor um Acordo Coletivo à ser registrado no Sindicato da categoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade