Robelio,
Verifique se houve mudança de faixa etária.
Encontrei essa explicação tb no site da ANS:
Em tese, é possível um plano sofrer, num só ano, aumentos derivados de reajuste por variação de custos, por variação de faixa etária e por revisão técnica. Mas, no caso de haver mais de um aumento num período de 12 meses, é aconselhável consultar a ANS para verificar se são aumentos autorizados.
E lembre-se: as operadoras têm que informar no boleto de cobrança o percentual e o tipo de aumento que estão aplicando à sua mensalidade.
O telefone da ANS é 0800-701-9656
Esta havendo atualmente uma grande migração dos planos individuais para os empresarias, por conta de uma suposta redução no custo, mas tem alguns detalhes a avaliar no caso dos planos empresariais:
1- O reajuste anual para planos empresariais não tem limite de reajuste
2- Fora o reajuste anula, nestes planos a operadora pode reajustar alegando sinistralidade
3- Vc não poderá acionar o PROCON
4- Caso algum procedimento não seja autorizado vc teria que entrar com uma medida cautelar em nome da empresa e caso perca o mérito depois a empresa seria acionada a pagar os custos
Como exemplo:
Em 2002 fui submetido ao transplante de pâncreas. Meu plano não autorizou o procedimento. Entrei com uma medida cautelar e fiz o transplante. Alguns meses depois perdi a causa, mas o transplante ja havia acontecido e pago pela operadora. A operadora queria reembolso dos custos, mas como não tinha bens em meu nome ela desistiu da causa e arquivou o processo.
No caso de empresas a ação seria contra a empresa, com penhora de bens e ativos mobiliários.
abs
Demóstenes