x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 60

Laina Maria

Laina Maria

Iniciante DIVISÃO 1 , Metalúrgico
há 1 dia Domingo | 26 abril 2026 | 09:42

Fui liberada pela minha líder para sair mais cedo e ir ao dentista (a empresa não aceita atestado de dentista), saí às 15h30, ocasionando quase 2h de ausência. Eu tinha horas no dia, mas não foram suficientes, e tão descontaram 16 minutos no meu salário e também o DSR do domingo inteiro. Pode isso? Detalhe, a empresa trabalha com banco de horas e eu fiz horas durante o período da folha, mas eles não descontaram delas de forma tardia, se eu não tinha HE no dia da ausência eles automaticamente descontam do meu salário, mesmo eu fazendo hora no dia seguinte, outro ponto que tenho dúvida.

PS: sou horista, não mensalista

GABRIELA PEREIRA

Gabriela Pereira

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Recursos Humanos
há 2 horas Segunda-Feira | 27 abril 2026 | 09:44

Bom dia, 
tendo banco de horas, precisa ler o contrato certinho com as regras de ausências. 
Mas a dúvida se pode descontar DSR, pode sim. Não cumpriu a jornada semanal descrita em seu contrato de trabalho, pode perder DSR sim. 
As vezes a questão do desconto foi, por ter uma cláusula no contrato de banco de horas, que fala sobre avisar com antecedência e não foi seguido, então sempre dar uma conferida antes, avisar com antecedência já que não aceitam esse tipo de atestado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade