x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 56

Retorno após acidente doméstico de aposentado que continua trabalhando

Cristiane Ramos Antonio

Cristiane Ramos Antonio

Iniciante DIVISÃO 1 , Secretária
há 8 horas Quinta-Feira | 14 maio 2026 | 08:40

Tenho um amigo que é empregado público aposentado, e continua trabalhando.

Ele sofreu um acidente doméstico e ficou afastado das atividades por 45 dias. Foram entregues a empresa atestados de 15 e 30 dias.
No momento do afastamento, o RH informou que bastava entregar o atestado.

Meu amigo retornou ao trabalho ao término dos 45 dias de afastamento, trabalhou na parte da manhã e foi impedido pelo RH de permanecer na empresa. Alegaram que ele não entregou um atestado com apto a retornar ao trabalho e que em momento algum foi comunicado a necessidade dele.

O médico que acompanhou meu amigo e o liberou para trabalhar, trabalha somente as segundas no hospital e tudo ocorreu na seguinte ordem:
1- Meu amigo foi atendido por seu médico na segunda - 11/05/26;
2- Foi trabalhar na quarta - 13/05/26 e
3- Só conseguirá ter acesso ao seu médico e conseguir o apto na semana seguinte - 18/05/26.

Peço por gentileza os seguinte esclarecimentos:

O médico do trabalho poderia dar o apto para ele retornar? Pois o RH falou que não.
Esse período de terça de uma semana até a segunda da semana seguinte, sem o apto, ele receberá pela empresa?
Apresentando atestado médico desse período de 13 a 18/05/26, será considerado prorrogação dos 45 dias de afastamento?
Quais são dos direitos de aposentado afastado (não recebe auxílio doença por pelo INSS) numa situação como a relatada acima?

Agradeço pela ajuda! 

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal

Iniciante DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Geral
há 1 hora Quinta-Feira | 14 maio 2026 | 14:54

Boa tarde. Normalmente, quando o colaborador está prestes a terminar o atestado médico, muitas empresas, de forma "natural", comunicam o colaborador que seu atestado ou afastamento está terminando e que ele precisa marcar o retorno ao médico para verificar se está apto. Após a consulta médica e obter a liberação do próprio médico, a empresa precisa encaminhá-lo para o setor de Segurança do Trabalho, onde ele passará por um profissional para obter o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) de retorno ao trabalho.
É complicado que ainda existam empresas que não seguem esses procedimentos corretamente. Aqui, já fazemos tudo isso antes e pagamos o colaborador normalmente, caso ele esteja apto.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade