x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 230

Registrei um colaborador com 5 dias adiantados de admissão no Thomas Reuteurs domíno

Wellington Cruz

Wellington Cruz

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 6 semanas Domingo | 7 junho 2026 | 16:07

Oi, me chamo Ton, e sou estagiário de DP, cai de cabeça na área e tem 2 meses que estou trabalhando, porém recentemente eu fiz um admissão com a data do dia 27/05, sendo que o funcionário era para dia 01/06 e só foi visto no dia 05/06. Cometi um erro, não me atentei, o analista informou que os dias proporcional ao registro dele foi pago e tem que fazer a alteração no eSocial de qualquer maneira poderiam me ajudar a entender esse processo?

Bruna Neves

Bruna Neves

Bronze DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 6 semanas Segunda-Feira | 8 junho 2026 | 16:51

Ton, Boa tarde!

Tudo é variavel...

Se só foi CALCULADO (O dinheiro NÃO foi pago)
Esse é o caminho mais fácil. Como o dinheiro não saiu da conta da empresa, você só precisa limpar o sistema.
Então exclua os eventos de cálculo de maio (S-1200) deste funcionário. Se a folha geral de maio já estiver fechada (S-1299), você precisará reabri-la primeiro.

Depois, exclua a admissão errada (S-3000) para apagar o registro do dia 27/05 e refaça do jeito certo com a data para 01/06 e reenvie a admissão (S-2200). Em junho, ele receberá o salário cheio normalmente.

Mas atenção, aqui ainda existe possibilidade de multa pois vai fazer em atraso uma admissão que era do dia 01/06.

Se foi PAGO (O dinheiro JÁ CAIU na conta dele)
Minha orientação é que você não altere ou exclua o que existe no eSocial.

A melhor opção seria fazer um acerto de contas. Deixe o eSocial com o cálculo de maio do jeito que está (com os dias proporcionais) e na folha de junho, você vai lançar um desconto no holerite dele com o valor exato que ele recebeu a mais em maio. Coloque como "Estorno de Dias Não Trabalhados" ou "Adiantamento de Salário".

Na prática ele vai receber o salário de junho com o desconto de maio, acertando os valores pagos e a receber.  E ainda não deixa a empresa passivel de penalidades.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies