x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 11.185

GEFIP e Alocação de Empregados

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 17:49

Pessoal, boa tarde!

Se alguém souber como proceder, por favor me socorram. Desde já agradeço!

No mês de Setembro empresa prestadora de serviços recebeu o pagamento e sofreu retenção do INSS pelo serviço prestado no mês de Janeiro.

Também, no mês de Setembro, prestou serviços para outro tomador sendo que o pagamento ocorrerá somente no término da prestação do serviço daqui a dois meses, ou seja, em Novembro.

Na hora de gerar a GEFIP do prestador de serviço eu preciso informar o valor da retenção sofrida e alocar os funcionários no tomador que reteve o INSS para que seja feito o lançamento da retenção podendo com isso ocorrer a compensação.

Perguntas:

1) Se no mês do recebimento o prestador não teve funcionários trabalhando no tomador, porque o serviço foi prestado em Janeiro, como proceder com essa informação na GEFIP?

2) Durante o período que o prestador estiver prestando serviços ao tomador, deve ser feito alguma alocação dos funcionários na GEFIP ou essa alocação é feita somente no mês do recebimento pelo serviço com retenção do INSS?

Obrigado companheiros!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
AURELIANO ANDRADE C B JUNIOR

Aureliano Andrade C B Junior

Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 11:42

Caros colegas alguem poede me ajudar a esclarecer a minha duvida definitivamente?

Faço contabilidade de empresa prestadora de serviços na contrução civil(aloca funcionario com todo material da contrante) essa empresa presstadora dos serviço esta enquadrada no simples nacional.Minhas duvidas:

1º o valor total da nf eu tributo pelo simples nacional?

a folha de pagameto eu faço como se fosse uma empresa normal do lucro presumido?
qual lei que regula ?

Obrigado

Aureliano

Ivani Duarte

Ivani Duarte

Prata DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 17:39

Olá José Bonifácio.
A empresa prestadora de serviços deve alocar os trabalhadores na GFIP do mês em que o funcionário realmente está no tomador, independente de haver retenção INSS naquele mês.
Na situação 1 você declara o tomador no mês de janeiro e no mesmo quadro do Sefip em que vai informar a retenção, logo abaixo, marcar a opção "informação exclusiva de retenção".
A RE daquele tomador vai aparecer sem movimento e com a retenção informada.
Na situação 2 deve informar os trabalhadores no tomador enquanto durar a prestação de serviço, com retenção ou não.

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 21:41

Olá Ivani,

Tudo bem?

Por favor, antes, quero me desculpar por incomodá-la sobre isso, mas como vi muita segurança na sua resposta e como eu ainda tenho algumas dúvidas sobre este assunto, me dispus a escrever o que ainda não está claro pra mim.

Se puder me ajudar mais uma vez, desde já, fico-lhe muito grato.

É o seguinte:
Tenho um cliente que todo início do mês na hora de gerar a folha de adiantamento, ele me envia uma lista com o CNPJ dos tomadores onde os funcionários estão trabalhando ou alocados.

Durante o mês, se algum empregado mudar de tomador ele me avisa o dia que este empregado foi transferido para o novo tomador e assim sucessivamente com todos os outros. Eu, pelo meu sistema, vou alterando cada empregado de depto até o final do mês quando ele me envia nova planilha informando onde cada funcionário esteve até o ultimo dia do mês e daí eu gero a folha.

Na hora de gerar a folha de pagamento no final do mês, eu tenho todos os funcionários alocados aos tomadores e o meu sistema gera um arquivo que é transportado para o SEFIP.

Acontece que durante o mês, ocorre a seguinte movimentação que eu não sei como fazer pra isso aparecer na GEFIP. Por exemplo: do dia 20 a 25 de setembro 5 funcionários trabalharam num tomador e do dia 26 até o dia 30 em outro tomador. No final do mês meu cliente receberá o pagamento e sofrerá a retenção daquele tomador onde os funcionários trabalharam do dia 20 até 25 de Setembro. O meu sistema só puxa os tomadores que os funcionários tiverem no último dia do mês e é aí que a coisa complica. Pra fazer essa compensação do tomador que empregados ficaram alguns dias durante o mês, eu não sei como fazer pra que isso apareça na GEFIP. Será que no SEFIP tem alguma opção pra eu resolver isso?

Bom, é isso...

Muito obrigado!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5 , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 13:32

Eduardo,

Verifique se teu sistema não faz a folha por tomador, se não fizer você terá que calcular manualmente o salário dele para cada tomador e alocar ele manualmente no Sefip.

Se tiver mais dúvidas poste novamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade