Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 10.573

GEFIP e Alocação de Empregados

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Quinta-Feira | 23 setembro 2010 | 17:49

Pessoal, boa tarde!

Se alguém souber como proceder, por favor me socorram. Desde já agradeço!

No mês de Setembro empresa prestadora de serviços recebeu o pagamento e sofreu retenção do INSS pelo serviço prestado no mês de Janeiro.

Também, no mês de Setembro, prestou serviços para outro tomador sendo que o pagamento ocorrerá somente no término da prestação do serviço daqui a dois meses, ou seja, em Novembro.

Na hora de gerar a GEFIP do prestador de serviço eu preciso informar o valor da retenção sofrida e alocar os funcionários no tomador que reteve o INSS para que seja feito o lançamento da retenção podendo com isso ocorrer a compensação.

Perguntas:

1) Se no mês do recebimento o prestador não teve funcionários trabalhando no tomador, porque o serviço foi prestado em Janeiro, como proceder com essa informação na GEFIP?

2) Durante o período que o prestador estiver prestando serviços ao tomador, deve ser feito alguma alocação dos funcionários na GEFIP ou essa alocação é feita somente no mês do recebimento pelo serviço com retenção do INSS?

Obrigado companheiros!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
AURELIANO ANDRADE C B JUNIOR

Aureliano Andrade C B Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 11:42

Caros colegas alguem poede me ajudar a esclarecer a minha duvida definitivamente?

Faço contabilidade de empresa prestadora de serviços na contrução civil(aloca funcionario com todo material da contrante) essa empresa presstadora dos serviço esta enquadrada no simples nacional. Minhas duvidas:

1º o valor total da nf eu tributo pelo simples nacional?

a folha de pagameto eu faço como se fosse uma empresa normal do lucro presumido?
qual lei que regula ?

Obrigado

Aureliano

Ivani Duarte

Ivani Duarte

Prata DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2010 | 17:39

Olá José Bonifácio.
A empresa prestadora de serviços deve alocar os trabalhadores na GFIP do mês em que o funcionário realmente está no tomador, independente de haver retenção INSS naquele mês.
Na situação 1 você declara o tomador no mês de janeiro e no mesmo quadro do Sefip em que vai informar a retenção, logo abaixo, marcar a opção "informação exclusiva de retenção".
A RE daquele tomador vai aparecer sem movimento e com a retenção informada.
Na situação 2 deve informar os trabalhadores no tomador enquanto durar a prestação de serviço, com retenção ou não.

José Bonifácio

José Bonifácio

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 1 outubro 2010 | 21:41

Olá Ivani,

Tudo bem?

Por favor, antes, quero me desculpar por incomodá-la sobre isso, mas como vi muita segurança na sua resposta e como eu ainda tenho algumas dúvidas sobre este assunto, me dispus a escrever o que ainda não está claro pra mim.

Se puder me ajudar mais uma vez, desde já, fico-lhe muito grato.

É o seguinte:
Tenho um cliente que todo início do mês na hora de gerar a folha de adiantamento, ele me envia uma lista com o CNPJ dos tomadores onde os funcionários estão trabalhando ou alocados.

Durante o mês, se algum empregado mudar de tomador ele me avisa o dia que este empregado foi transferido para o novo tomador e assim sucessivamente com todos os outros. Eu, pelo meu sistema, vou alterando cada empregado de depto até o final do mês quando ele me envia nova planilha informando onde cada funcionário esteve até o ultimo dia do mês e daí eu gero a folha.

Na hora de gerar a folha de pagamento no final do mês, eu tenho todos os funcionários alocados aos tomadores e o meu sistema gera um arquivo que é transportado para o SEFIP.

Acontece que durante o mês, ocorre a seguinte movimentação que eu não sei como fazer pra isso aparecer na GEFIP. Por exemplo: do dia 20 a 25 de setembro 5 funcionários trabalharam num tomador e do dia 26 até o dia 30 em outro tomador. No final do mês meu cliente receberá o pagamento e sofrerá a retenção daquele tomador onde os funcionários trabalharam do dia 20 até 25 de Setembro. O meu sistema só puxa os tomadores que os funcionários tiverem no último dia do mês e é aí que a coisa complica. Pra fazer essa compensação do tomador que empregados ficaram alguns dias durante o mês, eu não sei como fazer pra que isso apareça na GEFIP. Será que no SEFIP tem alguma opção pra eu resolver isso?

Bom, é isso...

Muito obrigado!

"O SENHOR está comigo entre os que me ajudam" (Salmos 118:7)
Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5, Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 28 julho 2011 | 13:32

Eduardo,

Verifique se teu sistema não faz a folha por tomador, se não fizer você terá que calcular manualmente o salário dele para cada tomador e alocar ele manualmente no Sefip.

Se tiver mais dúvidas poste novamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.