x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 9.961

atestado Médico emitido por psicólogo

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 10:15

Edson,

Não tenho certeza do que estou falando, mas creio que seria o mesmo que perguntar se um advogado ou um arquiteto podem emitir atestado médico, a resposta é não. Pelo que sei, o psicólogo estuda a mente, trabalha na área da saúde, mas não pode receitar medicamentos e nem emitir atestado médicos, isso caberia ao psiquiatra.

Espero ter ajudado. Abraço.

Thiago Menezes Maciel

Thiago Menezes Maciel

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 14 anos Quarta-Feira | 29 setembro 2010 | 10:27

Edson,

Eu de novo. Cara, o que eu postei aí em cima era uma opinião minha, mas fiquei curioso e fui procurar pra ver se eu estava certo e vi que não, o atestado psicológico deve ser aceito sim. vou postar um texteo aqui embaixo que vem com a legislação. Abraço.

Desde 1996, o Conselho Federal de Psicologia criou a resolução 015 composta de 7 artigos onde regulamenta a emissão de atestado psicológico. Portanto, o psicólogo tem o poder de emiti-lo caso avalie que o paciente não se encontre em razoável condição físico-comportamental ou psicológica para exercer sua função onde atua, como por exemplo: empresas, lojas, escolas entre outros.

Embora o psicólogo possa emitir atestado há muitos anos, algumas empresas não o aceitam (o que é um erro) talvez pelo fato de nossa cultura não estar habituada a este tipo de atestado estando sob controle do modelo médico de doença exclusivamente orgânica.

"Portanto, é de direito por lei a aceitação de atestados emitidos por psicólogos por parte das empresas".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade