x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.238

deixar de retirar pro-labore x sefip

Marcello Cacavallo

Marcello Cacavallo

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 20:07

Amigos do forum,

Por favor, preciso da ajuda de vocês. tenho um cliente (empresário individual) que faz uma retirada de pro-labore todo mês no valor de 01 salário mínimo $510,00 e recolhe o INSS no valor de 158,10 via Sefip (56,10 empregado e 102,00 empresa). Ele quer parar de retirar o pro-labore e recolher o INSS facultativo a fim de diminuir o valor de contribuição, pois pagaria somente 102,00 como contribuinte fecultativo. Como proceder com a SEFIP no momento da mudança? Obrigado

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 6 outubro 2010 | 21:28


Marcello, boa noite.

Muito cuidado ao não pagar pró-labore desse seu cliente, pois o INSS incidente sobre tal remuneração poderá ser cobrado futuramente pelo Previdencia, partindo do princípio que esse empregador individual não irá trabalhar de graça.

A partir de 29/11/ 1999, com o advento da Lei 9.876, o empresário individual passou a ser considerado CONTRIBUINTE INDIVIDUAL, portanto, fica prejudicado a possibilidade de querer transferí-lo como FACULTATIVO.

A título de lembrete, já que não mencionou a forma de tributação do seu cliente, sabemos que as empresas inscritas no SIMPLES NACIONAL, não estão sujeitas ao recolhimento patronal de 20%.

Por fim, se voce pesquisar aquí no Fórum sobre a obrigatoriedade do pagamento de pró-labore,encontrará vasto material para sua análise, já que esse tema já foi bastante difundido.

Att

Hugo.



Prezado Usuário:

Enriquecedor para nós, poder contar com a sua participação em nosso Fórum que só tende a engrandecer ainda mais com as suas consultas e colaborações.

Sendo o seu primeiro contato, duas dicas básicas:

1 - Leia atentamente as Regras do Fórum para que todos os seus dispositivos sejam fielmente cumpridos.

2 - Ao fazer questionamento de algum assunto, vá primeiramente em Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=&sa=Pesquisar&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2F" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">pesquisar, pois pode ser que o seu tema já tenha sido objeto de consultas e respostas.


Obrigado.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.