Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.999

Compensação INSS na GFIP

Marcia Nichele

Marcia Nichele

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Recursos Humanos
há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 15:50

Senhores,

A empresa fez os recohimentos do INSS da matriz e da filial centralizado no CNPJ da matriz, porem nas GFIP´s destes períodos a informação esta correta. Agora preciso recolher o INSS da filial e fazer a compensação do que a matriz pagou a maior durante 9 meses.
Alguém poderia me auxiliar de que forma devo informar isso na GFIP?
Agradeço imensamente pela ajuda.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 16:03

Marcia,

Neste caso eu acho que seria mais fácil fazer uma alteração dos dados da GPS do que a compensação, até porque não é permitido compensar o Inss de um Cnpj em outro.

Acesse este link
www.receita.fazenda.gov.br

Baixe o formulário Ajuste de GPS (Receita Previdenciária) e faça a correção da guia, alterando do Cnpj da matriz para o da filial.

Marcia Nichele

Marcia Nichele

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Recursos Humanos
há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 16:11

Obrigada Leila, mas infelizmente não há como eu utilizar esse formulário para fazer os acertos, porque neste formulário de ajuste eu até conseguiria acertar o que a matriz recolheu a maior, mas a ausência de recolhimento do INSS da filial ainda permaneceria.
Descobri esse erro ao solicitar uma CND e verificamos que os recolhimentos do CNPJ da filial estavam em aberto. O auditor da previdencia social disse que não haveria outra saída a não ser recolher o que esta pendente e compensar o que foi pago a maior.

Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 7 outubro 2010 | 16:16

Certo, entendi.
Você vai pagar o valor em aberto da filial e terá estes valores pagos a maior para compensar da matriz.

Na sefip, mês a mês, durante o período necessário, na aba movimento, em informações complementares, deverá ser preenchido o campo compensação.

Lembrando que o valor de terceiros, se houver, não poderá ser compensado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade