x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 179.874

Décimo terceiro empregado afastado pelo inss.

viviane trentin

Viviane Trentin

Bronze DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 14 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2010 | 15:00

Boa tarde colegas
Vale lembrar que existem Convenções Coletivas que constam o pagamento do 13º salário aos empregados que estiverem em auxilio doença, aqui eu tenho varios sindicatos com esta cláusula, é bom consultar.
Abcs.

Ericka  Maria

Ericka Maria

Prata DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2010 | 09:52

Deixa eu ver se entendi...
Ex: Um funcionario começa o afastamento em outubro de 2010, e vamos supor que so volte no outro ano.

A empresa paga o 13 proporcional de janeiro a outubro 10/12,
e o INSS paga de outubro a dezembro, ou seja 3/12??

É isso mesmo, se não for explique de forma mais clara po favor

Att;
Ericka

Sucesso é a constância do Propósito.
Leila

Leila

Prata DIVISÃO 5 , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2010 | 11:43

Está correto teu entendimento, se trabalhar mais de 15 dias terá direito ao mês de afastamento. Inclui-se o atestado de 15 dias no cômputo do cálculo.

Como já disseram alguns colegas, verifique na Convenção Coletiva da categoria se existe algum tipo de complemento a ser pago pela empresa neste caso, caso contrário a empresa não paga o período afastado.

suely massumoto

Suely Massumoto

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 12:05

Bom dia.
Tenho o caso de um empregado que ficou afastado no período de 08 a 17/04 (10 dias) por causa de uma tendinite. No dia 17/04 ele caiu do telhado da casa dele e fraturou uma vértebra tendo que passar por uma cirurgia. Ainda não sabemos quanto tempo ficará afastado em função deste acidente, mas a minha dúvida é: Os 15 dias de responsabilidade da empresa devem ser contados a partir do primeiro atestado ou a partir da data do acidente?

Já agradeço a orientação.

Att.
Suely

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade