x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 12

acessos 1.687

Declarações falsas em RAIS com que finalidade ?

Rodrigo Monteiro Barbosa Lima

Iniciante DIVISÃO 4 , Advogado(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 19:15

Amigos, meu pai trabalhou em uma instituição de ensino de 2006 a 2007, porém eram muito picaretas.. saiu de la em 2007 e teve que acionar a justiça do trabalho pra receber a sua rescisão..

agora no inicio de 2010, no site do banco do brasil, verificou que constavam informações inveridicas em seu extrato previdenciário..

Lá consta a relação de emprego iniciada em 2006 e finda em 2007 (até aí tudo ok).. mas consta também um novo vinculo de emprego supostamente iniciado em 2008 e em andamento.. onde ele teria recebido altos valores mensalmente (na base de 10 mil reais por mes)....

Meu pai procurou varios orgãos, como INSS e receita.. mas não souberam resolver o problema dele.. cada orgão empurra pra outro...

A minha duvida é: com que finalidade a empresa picareta prestaria tais informações falsas ???

Estou correto em pensar que foi a empresa que informou o vinculo e os pagamentos mensais (valores variados e altos), através de RAIS ???

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 22:01

Caro Rodrigo, boa noite.

Pelo seu relato, está claro que o nome do seu pai está sendo utilizado de forma fraudulenta em prol de de interesses escusos de terceiros.

Essas informações a que se refere, podem estar sendo transmitidas através da RAIS, GFIP e isso poderá trazer sérios transtornos ao seu pai, pois imagine, como exemplo, que para todos os efeitos, está havendo omissão de rendimentos do seu pai perante o Imposto de Renda, o que inacreditavelmente poderá levá-lo à malha.

E infelizmente, caberá ao prejudicado provar sua inocência.

De que forma?

Procurando diretamente o suposto empregador ou preferencialmente, constituir advogado para que entre com ação a fim de resguardar seus direitos, inclusive com pedido de indenização por fraude e danos morais.

Por fim e independentemente de qualquer coisa, não deixe de registrar ocorrência policial.

Att

Hugo

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 22:46

Caro Hugo, obrigado pela resposta.

Eu sou advogado, inclusive militando na área trabalhista, mas confesso que tal situação eu nunca havia presenciado.

Procuramos a empresa para uma solução administrativa, mas não foi possível pois a partir de um certo momento todas as tentativas de contato com eles foi bloqueada. O responsável sempre estava em reunião.

Entrei com ação trabalhista, com pedido de obrigação de fazer para retificar as informações e pedido de indenização por danos morais.

Em audiência eles negaram a responsabilidade pelas informações erradas, afirmando ser erro do proprio INSS...

O Juiz colheu o testemunho das partes e mandou citar o INSS, para que no prazo de 10 dias informe o responsável pelas informações equivocadas.

Será que o INSS poderá esclarecer algo?

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 22 outubro 2010 | 23:45

Rodrigo, boa noite.

Em tendo sido o INSS citado para esclarecer os fatos em juízo, acredito sim que tal órgão irá trazer os esclarecimentos necessários, já que é a detentora das informações trabalhistas das empresas em nosso país.

Seria interessante saber (se ainda não o fez) se os rendimentos (indevidos) por voce citados foram informados nas DIRFs anuais à Receita Federal.

Boa sorte.

Hugo.

[email protected]
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 23 outubro 2010 | 00:14

A forma mais cômoda seria criar uma procuração eletrônica para que algum contador/contabilista pudesse ter acesso à toda base de dados na área SRF do seu pai. Essa procuração pode ter validade para até 5 anos.

Nesse caso, imprescindível que contate o referido profissional.

A segunda opção seria o contribuinte ir pessoalmente à Receita Federal para buscar esses dados.

Caso seja representado por procurador, a procuração deverá ser pública.

Att

Hugo.

[email protected]
Olga de Holanda Siqueira

Olga de Holanda Siqueira

Ouro DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 12:16

Será que nesse caso, o que não estaria acontecendo é a empresa estar usando o número de PIS/PASEP dele ?
Já vi acontecer várias vezes isso, a empresa registra um funcionário e este não número de PIS/PASEP, então utiliza o número de alguém que já saiu da empresa, e esquece de corrigir isso posteriormente.
Isso já conteceu aqui e tive que corrigir a RAIS e GFIP.
Ás vezes foi só isso que aconteceu.

há 14 anos Segunda-Feira | 25 outubro 2010 | 15:55

Olga, obrigado por participar deste debate.

O que me causa espanto são os valores "pagos" mensalmente. Meu pai, como professor universitário, nesta faculdade, não ganhava mais que 2 mil reais.

Que funcionário ganharia mais de 10 mil reais por mês na empresa ? há meses onde o rendimento foi de 13 mil reais...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade