x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.060

decimo terceiro 13º

Geovany

Geovany

Prata DIVISÃO 3 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Sábado | 23 outubro 2010 | 20:59

[code]boa noite pessoal

pelo um sindicato aki o 13º tem q ser calculado de janeiro a outubro minha duvida se eu somar a comissoes de eu vou dividir por 10 q sao os meses ai o valor q eu achar vou dividir por 12 pra achar o valor q vou multiplicar por 10 novamente pra achar o valor da 1º parcela....ex

somei uma as comissoes de 01/10 a 09/10 deu 11.295,90/9 da 1255,10/12 da 104,60x9 da 941,40 esse seria o valor do decimo para a primeira parcela seria dividir por 2 é ?,,,,,,,,,,,,,,,alguem pode me ajuda

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Domingo | 24 outubro 2010 | 01:09

Oi, Welton.
Para funcionários admitidos até 17 de Janeiro ou que não contem com mais de 14 ausências NÃO abonadas em algum mês, proceda da seguinte forma:
Encontrar a média aritimética (o total da soma destes 10 meses dividido pela quantidade das parcelas, que são 10).
Então divida por 2. O valor achado será a 1ª parcela do 13º.
Quando chegar dezembro, vc soma os 11 meses (de jan até nov), novamente faça a média aritmética. Do valor encontrado aplique o desconto da previdência, após isso subtraia aquela 1ª parcela. O resultado será a 2ª parcela.
Quando fechar a folha de dezembro atualiza os valores das comissões, incluindo as auferidas em dezembro. Torne a encontrar a média aritmética, agora com os 12 meses. Aplique a alícota previdenciária (deduza desta o valor já recolhido e verifique o que deverá recolher como complemento), do restante deduza a 1ª e 2ª parcelas já pagas. O que resultar da subtração é o valor do Complemento do 13º que deverá ser pago no início de Jan (até dia 10, se não me engano).
Para funcionários admitidos após 17 de Janeiro ou que contem com mais de 14 ausências NÃO abonadas em algum mês, proceda da seguinte forma:
Apure o nº de meses da vigência do contrato e se todos os meses contam com mais de 14 dias de trabalho, o que representará 1/12 de direito ao 13º.
Calcule a média aritmética das comissões.
Por ex.: Se o empregado tem 7 meses de contrato, todos com + de 14 dias de trabalho, e recebeu comissão em todos os 7 meses, vc calcula a média aritmética (como descrevi acima), divide o resultado por 12 e multiplica por 7 (que são o tempo de contrato). Divida por 2 para achar a 1ª parcela do 13º.
Para a 2ª parcela e para o Complemento, faça como acima descrito.
Outro ex.: Se o empregado tem 5 meses de contrato, todos com + de 14 dias de trabalho, mas recebeu comissão apenas em 4 deste 5 meses, a média aritmética contará com 4 parcelas nesta soma.
O resultado vc divide por 12 e multiplica por 5(que são os meses de contrato, vínculo empregatício).
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade