x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 931

Dúvidas sobre aposentadoria por idade

RONALDO DE BASTOS FREIRE

Ronaldo de Bastos Freire

Bronze DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 10:34

Prezados colegas da profissão, tenho uma dúvida e gostaria de voces me ajudassem:

Tenho 19 anos de contribuição ao inss, em carteira assinada, até 1994.
De 1994 até 2008, não recolhi mais, ou seja fiquei 14 anos sem recolher.
De 2009 para cá, voltei a recolher sobre 3 salarios minimos, com a idade de 55 anos.
Minha dúvida é a seguinte: Esses 10 nos que vou recolher sobre 3 salarios, até atingir 0s 65 anos para aposentar por idade, vai influenciar no cálculo da média dos 80% maiores salarios de contribuição?
Porque um amigo meu meu, nas mesmas condições minha, disse que um advogado falou para ele que não altera, que por idade será só um salario
Obrigado.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Sexta-Feira | 5 novembro 2010 | 11:02

O salário-de-benefício corresponderá à média aritmética simples dos maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, correspondentes a, no mínimo, 80% (oitenta por cento) de todo período contributivo desde a competência 07/94.

Lembrando que para se aposentar por idade o segurado tem que ter 65 anos de idade (homem), ou 60 anos (mulher), e ter 180 contribuições mensais (15 anos).

E para se aposentar por Tempo de Contribuição tem que comprovar 30 anos de contribuição (mulher) e 35 anos (Homem).

Ou seja, 19 anos já tem carencia para se aposentar por idade, só não tem idade.

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Simone Pereira da Silva

Simone Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2012 | 11:12

Olá bom dia,

tenho uma cliente que já aposentada como professora estadual, hoje em dia ela é sócia de uma empresa com participação de 10%. Ela quer contribuir par ao INSS e acumular 2 aposentadoria, uma pelo estado outra pela empresa, ela já está perto de completar 65 anos.

1 - Mesmo sendo regimes diferentes de contribuição ela poderá acumular 2 aposentadorias?
2 - Caso ela contribua pela empresa iria adiantar algo para ter outra aposentadoria já que falta menos de 1 ano para fazer 65 anos?

Grata,
Simone

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade