x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 1.234

acidente de trabalho percurso

Ericka  Maria

Ericka Maria

Prata DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Recursos Humanos
há 14 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 12:55

Bom dia
Estou com um problema e gostaria que alguem me ajudasse a solucionar...

Um funcionário foi atropelado enquanto ia para o serviço pela manhã, não esta em bom estado no hospital
Ésse tipo de acidente é considerado como acidente de percusso e deve ser preenchido o CAT. O ´preenchimento do Cat pode ser feito pelo SUS, onde ele está?
Uma observação importante, é o primeiro emprego do funcionário, portanto ele não tem PIS, como fazer a comunicação de acidente de trabalho para ele?

desde já agradeço
Ericka

Sucesso é a constância do Propósito.
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 13:24

Olá Ericka

Geralmente quem preenche a CAT é a própria Empresa, entregando ao Empregado ou a familia o documento.
Por ser primeiro emprego a Empresa deve cadastrá-lo no PIS antes mesmo de iniciar os trabalhos. Não houve o cadastramento? Ele já foi admitido?

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"
Ericka  Maria

Ericka Maria

há 14 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 13:35

Boa tarde Vania,
Ele ja foi admitido sim so que em 19 de novembro, e o numero nao saiu ate hoje... O acidente foi sexta dia 19/11 e como a CAT deve ser prenchida ate o 1º dia ultil seguinte que é hoje eu nao tenho como fazer isso por conta do numero do PIS que nao saiu.
Você saberia me informar o que fazer?

E apos preencher a CAt e entrega-la ao funcionario, devo levar uma via ate o INSS hoje ainda, ou no dia da pericia ele mesmo leva?

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 14 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 13:39

Na verdade Ericka as Empresas entregam as CAT on line e entregam as vias ao Empregado para se dirigir ao INSS.
Quanto ao PIS você deverá esperar o cadastramento, pois sem o PIS não será possivel fazer.
Só uma observação. Aqui na minha cidade a Caixa demora 72 horas para cadastrar um numero de PIS. Verifique se não houve algum erro. Talvez seja necessário cadastrar novamente.

Att,

Vânia Zaniratto

Ericka  Maria

Ericka Maria

há 14 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 13:55

OI vânia muito obrigada pelas informações, mais a Caixa na minah cidade demora 05 dias úteis e olhe lá.... para sair o nuemro de PIS...
Então eu vou ter que aguardar sair para fazer a CAT??
E como fica a legislação, se nela manda comunicar até 24horas apos o acidente/ ou 1º dia util seguinte???

ATT;

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

há 14 anos Segunda-Feira | 29 novembro 2010 | 14:04

Você terá que aguardar, pois o número do PIS é essencial para o preenchimento.
Caso dê algum problema futuro pelo atraso na entrega você deverá justificar que o empregado não possui PIS.
Para maiores informações tente ligar no 135 da Previdencia!

Att,

Vânia Zaniratto

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade