Leonardo Fernandes
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Amigos bom dia, preciso muito de ajuda para o caso abaixo.
A empresa onde trabalho tomou serviços de empreitada parcial para a construção de prédio para ampliação. Ao entregar a documentação obrigatória ao contratante (GFIP, GPS, GRF, etc.) observamos que o valor recolhido na GPS divergia para o declarado em GFIP. Ao questionarmos a empresa sobre o valor fomos informados que a GPS era específica para este tomador (neste caso a empresa onde trabalho) e que a empresa cedente da mão de obra havia feito compensações de retenção de outras obras e recolhido apenas o valor de outras entidades somados a alguns centavos. Os valores abaixo são simbólicos para mero efeito de entendimento:
Valor devido a previdência (com base no declarado em GFIP): R$ 9.900,00. Cód. 2100
Valor de Retenção informado (na GFIP do tomador): R$ 0,00 (não houve emissão de NF para nossa empresa)
Valor de compensação informado (na GFIP do tomador): R$ 0,00
Valor Recolhido em GPS específica para o tomador: R$ 1.500,00
Além destes valores serem divergentes a empresa cendente de mão de obra enviou o Comprovante das declarações à Previdência com um valor de R$ 60.000,00 devido (valo simbólico).
A minha dúvida é como saber se a empresa está efetuando o recolhimento no valor correto sendo que a GFIP do tomador demonstra um valor a recolher bem maior do que o efetivamente recolhido, e na mesma GFIP não consta nenhum valor declarado no campo de compensação. Ou seja não tenho como apurar se o restante devido para pagamento fora efetivamente recolhido com base nas informações que a empresa forneceu. A outra dúvida que eu tenho é que já que a empresa cedente de mão de obra diz que os valores foram compensados para efeito de recolhimento, esta compensação não deveria estar informada em GFIP?
Desde já agradeço.