x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 5.922

calculo de 13º com hora extra e produção

elayne sousa

Elayne Sousa

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 14:52

Olá, estou bastante enrolada com um calculo que tenho que fazer.
Tenho uma funcionaria mensalista admitida em 26/10/2010 que faz hora-extra e recebe um valor por cada peça que produz durante o mes.Aqui a CCT diz que deve ser calculado pela media dos tres ultimos salarios. Minha duvida é se devo calcular dsr sobre a produção, se o valor da producão também entra no calculo das horas extras e do dsr de ambos(he e producão), e já que ela entrou no final de outubro como calculo a media de tres se em outubro ela recebeu o saldo de salario proporcional aos dias trabalhados?
as peças produzidas sao diversas então cada uma tem um valor.
dados abaixo: salario base =580,00
outubro
saldo de salario: 6 dias=116,00
he/100%= 0,17horas
producao=nao teve

novembro
salario=580,00
he/100%=1,55horas
producao:270,00 (180 pecas)

dezembro
salario=580,00
he/100%=2,72horas
producao=71,00 (54 peças)

poderiam por favor me ajudar não sei como calcular o 13º e nem he e dsr(S).

obrigada

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 15:08

Elayne, para a Hora Extra vc divide o salário mensal pela carga horária contratada.
1º) Supomos que seja de 220h/mês: R$580,00 ÷ 220hs = R$2,63, este é o salário-hora
2º) Multiplique o valor do salário-hora pela quantidade de horas extras produzidas. Aplique sobre este resultado o percentual do adicional da hora-extra (100%).
3º) Em seguida calcule o DSR; pegue o calendário do mês em que ocorreram as horas-extras e verifique quantos dias úteis tiveram e quantas folgas e feriados. Pegue o resultado do cálculo do 2º passo e divida pelo nº de dias úteis, pegue este resultado e multiplique pelo nº de dias de folgas e feriados.
Aí estará o valor do DSR das horas-extras.

Em relação ao DSR ref. a produção siga a mesma matemática (o 3º passo).

Finalmente, para calcular o 13º: alinhe num planilha, separando por mês, cada ítem: Hora Extra / DSR Hora Extra / Produção / DSR Produção. Some o total de cada ítem mês a mês.
Pegue o total da soma de cada ítem e divida pelo nº de parcelas que compuseram a soma. O resultado será o valor médio recebido (a média aritmética) por cada item (vc mesma coloca que há mês que não teve produção, etc).
Com a média de cada ítem da remuneração, divida-a por 12 ávos e multiplique pelos meses de contrato. Neste caso o mês de outubro não conta pois tem menos de 15 dias trabalhados, assim, ela terá apenas 2/12 ávos.

Espero ter ajudado.

elayne sousa

Elayne Sousa

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 14 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 17:47

olá, obrigada kenia,

mas o que tava complicando minha cabeça era principalmente a produção, vi um calculo para peceiro (que recebe por peça) e o dsr era assim: valor da peça x quantidade por semana=total dividido pela quantidade de dias trabalhados na semana.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Quarta-Feira | 5 janeiro 2011 | 23:37

Oi, Elayne.
Também pode fazer por semana, sem problema.
Eu prefiro por mês porque pego do início ao fim do mês, não tenho que me preocupar com semana quebrada.

Estamos às ordens!!

Tchau!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade