Guilherme Ferreira
Bronze DIVISÃO 2 , Gestor(a)Olá! Alguém saberia me dizer se existe alguma relação entre o INSS patronal e o INSS pago sobre o pró-labore?
respostas 4
acessos 2.713
Guilherme Ferreira
Bronze DIVISÃO 2 , Gestor(a)Olá! Alguém saberia me dizer se existe alguma relação entre o INSS patronal e o INSS pago sobre o pró-labore?
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Guilherme, bom dia.
INSS PATRONAL é a parte devida pelo empregador ao INSS sobre determinada remuneração paga a funcionários, prestadores de serviços PF.
Já sobre o INSS patronal s/ pro-labore, seria os 20% devido sobre tal montante a cargo da empresa, atribuído aos regime de tributação, aplicados especialmente ao Lucro Real e Presumido e ao anexo IV do SN.
Já os 11% de INSS sobre Pro-Labore descontado do titular/administrador, não é definido como patronal, já que foi descontado da referida remuneração, ou seja, foi bancado pelo empresário.
Att
Hugo.
Guilherme Ferreira
Bronze DIVISÃO 2 , Gestor(a)Obrigado Hugo! Esclareceu minha dúvida!
Jeremias Martins
Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar ContabilidadeHugo Ribeiro
Boa tarde.
Por favor gostaria de saber se é obrigatório o pagamento do pró-labore e da distribuição de lucros? No contrato social ficou estabelecido que é facultado uma retirada mensal a título de pró-labore pelos sócios.
Dessa forma posso apenas fazer a distribuição de lucros?
Hugo Ribeiro
Moderador , Contador(a)Jeremias, boa noite.
Longe está a possibilidade de unanimidade sobre a questão de pagamento obrigatório do pro-labore.
Já participei de inúmeros links aquí no FC, onde os pontos de vista não são consenso.
Particularmente, sempre considerei obrigatório o pagamento do Pro-Labore a sócios administradores/titular, pois esta é a nomenclatura que efetivamente remunera o trabalho. Lucros, remuneram o capital.
Além de ser exigência do INSS, tal contribuição é a única que retornará de forma direta ao contribuintes e herdeiros, quando precisarem se valer da previdência.
E até para não tornar repetitivo, sugiro que pesquise neste link e neste, além de encontrar farto material a respeito aquí no Forum.
Att
Hugo.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade