x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 11.491

Promoção em época de dissídio

Eduardo Rodrigo do Nascimento

Bronze DIVISÃO 4 , Gerente Recursos Humanos
há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 10:13

Pessoal, bom dia! Estou com uma dúvida.

Eu sei que se o aumento dado a um funcionário for realizado antes da data base o reajuste deve ser em cima do novo salário, mas e se o aumento for dado durante o acordo coletivo que demoram para finalizar.

A data base da categoria é Janeiro/2011. Só que o acordo coletivo ainda não saiu e está indo para justiça dentro de poucos dias.

Em Janeiro/2011 o funcionário ganhava R$ 1.000,00 . Passou fevereiro, Março e agora queremos promover ele para ganhar em torno de R$ 1.500,00.

Sendo que o acordo ainda não saiu, o reajuste que aplicarei é em cima de R$ 1.000,00 ou R$ 1.500,00?

Eu acho que o justo seja em cima de R$ 1.000,00 porque ele está sendo promovido somente agora. Mas não sei se estou certo!

Alguém pode me ajudar???

Eduardo Nascimento
Gerente de Recursos Humanos

há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 11:28

Marcos, bom dia!

Obrigado pela resposta.

Então eu calcularei digamos que seja 10%. Seria 1.100,00.

Aí eu vou pagar o retroativo certo? e depois nos outros meses eu somaria os 1.500,00 de promoção e mais o 100,00 que seria de reajuste que ficaria o salário de 1.600,00?

Obrigado.

Eduardo Nascimento

MARCOS DE OLIVEIRA

Marcos de Oliveira

Prata DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 11:59

Caso o percentual seja definido em 10%, o salário a partir de 01/2011 será de 1.100,00 sobre este valor será pago as diferenças retroativas até a o mes anterior a promoção, já no mês da promoção ele terá o salario aumentado para $1.500,00.
Este valor do salario promocional será corrigido somente na próxima data base.
É claro que nada o impede de acrescentar os $100,00 sobre o salario promocional.

abraços.

há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 16:04

Marcos,

Novamente muito obrigado.

Está muito esclarecedor.

Mas me surgiu uma outra dúvida. E se por exemplo eu quisesse ter dado a promoção para o funcionário em fevereiro e o acordo só fosse finalizado agora em março ou abril?

Obrigado.

Abraços.

Eduardo Nascimento

MARCOS DE OLIVEIRA

Marcos de Oliveira

Prata DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Pessoal
há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 16:52

O dissidio coletivo pode se arrastar por vários meses, mas quando é definido tem que se pagar as diferenças salariais desde a data base que no caso é janeiro/11.
Se em fevereiro/11 vc concedeu a ele uma promoção e o salario promocional ficou acima do estabelecido pelo dissidio não há necessidade de pagar diferença alguma a partir deste mes, pois já estará recebendo acima do que seria previsto, portanto caberá diferença somente no mes de janeiro/11.

abraços

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 15 março 2011 | 20:15

No caso apresentado em sua dúvida, Eduardo, o reajuste do dissídio incidiria apenas sobre o salário de Janeiro, entretanto, esse aumento por promoção já deveria constar da folha de fevereiro e dos recolhimentos decorrentes desta.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade