x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.034

Juliana Mira

Juliana Mira

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 11:01

Ola gente..
Alguem pode por favor me explicar como que funciona o calculo do IR em folha, pois sempre trabalhei em empresas em que os funcionarios sao todos isentos entao nao tenho conhecimentos sobre isso.
desde ja muito grata...

Juliana Mira

Juliana Mira

há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 11:35

Paulo, fico muito grata,mas o que eu quero saber é como fazer o calculo passo a passo por exemplo:
R$ 1.500,00
1 dependente
eu entendo que o calculo é feito da seguinte forma:

1.500,00*15% = 225,00 de IR - 197,05 do dependente = 27,95 é o que eu devo pagar de IR ?????
desculpe a ignorancia, mas eu realmente nunca fiz IR

CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 11:47

Juliana o cálculo é o seguinte:

Pega o salário com todos os proventos, desconta-se o valor do INSS, desconta-se o valor dos dependentes.
Do valor líquido, procura na tabela a alíquota correspondente, desconta-se a parcela a deduzir, e encontra-se o valor do Imposto de Renda.

Att

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
Esther Luiza Willumsen Zandona

Prata DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 12:18

Olá Juliana,

Como o colega Claudio explicou seu calculo é equivocado pois você esta calculando os 15% em cima do salario bruto, os descontos devem ser feitos antes para primeiro se achar a base de calculo.

Seria 1.500,00 (Sal.) - 165,00 (INSS) - 132,05 (1 Dependente) = 1.202.95 (base de calculo) = Como a base de calculo esta na faixa isenta não há a retenção do IR na fonte.

Se o salario fosse superior: 2000,00 (Sal.) - 220,00 (INSS) - 132,05 (1 Dependente) = 1.647,95 (base de calculo) x 15% = 247,19 - 197,05 (parcela a deduzir) = 50,14 (IRRF)

Veja que o valor que sugeriu como dependente na sua pergunta na verdade é o valor da "Parcela a deduzir", o valor por dependente para o ano de 2007 e de R$132,05.

Você pode verificar as tabelas no link sugerido pelo Paulo.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.
Persistindo dúvidas, você poderá tirá-las no mesmo tópico.

há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 14:00

Olá Juliana,

A parcela a deduzir é aplicada em todo calculo de IR, já a aliquota de dependentes pode ser aplicada 1 vez para cada dependente que o pagador possuir. Exemplo: 3 dependentes, 3 x R$132,05.

Veja que você só pode descontar a parcela de dependente caso não haja o pagamento de pensão alimenticia.
Por exemplo: O funcionario paga pensão alimenticia para 2 filhos, neste caso haverá o abatimento da pensão alimenticia ao invés da parcela por dependente.

Veja o link http://noticias.uol.com.br/economia/ir/dicas_aliquotas.jhtm

Caso não esclareça sua dúvida, post novamente.

Atenciosamente,

Esther Luiza

Ajude o Fórum: Utilize-se sempre do campo Pesquisa antes de formular uma pergunta.

Juliana Mira

Juliana Mira

há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 14:15

Esther vc realmente esta clareando minhas ideias, mas so mais uma coisa que nao ficou clara: a que se refere este abatimento ? por que eu posso deduzir este valor?
mais uma vez desculpe mas como ja disse nunca fiz IR na verdade onde trabalho hoje muito dificilmente irei faze-lo, mas ja perdi um processo seletivo por nao ter conhecimento sobre o IR entao gostaria de esclarecer todas as duvidas ref a este assunto...

há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 14:37

Olá Juliana,

Não há problemas, estamos aqui para trocar conhecimento.

Veja, esta parcela pode ser deduzida porque a Receita Federal permite. Este valor faz parte da tabela progressiva e é atualizado anualmente.
No link abaixo você encontra o valor da tabela progressiva até 2010.
http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/MPS/2006/MP340.htm

E se tem dúvidas quanto ao IR, sugiro que veja o tópico abaixo também.
https://www.contabeis.com.br/forum/ler_topico.asp?id=1769

Atenciosamente,

Esther Luiza

há 18 anos Quarta-Feira | 16 maio 2007 | 15:39

Disponha Juliana, estamos aqui para ajudar sempre que necessario.
Agora você pode repassar o conhecimento caso se depare com uma dúvida semelhante.

Atenciosamente,

Esther Luiza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: