Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 1.134

REP em um ônibus rural com Hora In'Itinere

ALEXANDRE GONÇALVES DIAS

Alexandre Gonçalves Dias

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 10:26

Bom, tentarei resumir de forma objetiva minha dúvida:

tenho um cliente produtor rural (PF) que faz o corte de sua produçao de cana-de-acucar.
Entao, registramos cerca de 50 funcionários no corte de cana de seu imóvel rural.
Como rege que acima de 10 funcionários a empresa deve ter um controle/anotação de horário de trabalhos, optamos pelo REP por ser mais conveniente e menos trabalhoso. O aparelho ja foi adquirido e está sendo instalado no onibus dos trabalhadores.
Como o transporte é de respons. do empregador, pagamos Hora In`Itinere para os funcionários.
O horário de trabalho é das 7:00 as 15:50 com intervalo de 1 horas + 30 min. para café tarde, perfazendo 7h e 20m dia x 6 dias = 44 horas semanais.
Obviamente, a maioria dos dias acabam o serviço mais cedo, antes das 15:50 hs, mas isso nem vem tanto ao caso.
Agora, começam-se as dúvidas:
1) Como o horário de sair da cidade (nos seus pontos de espera) é normalmente das 6:00 hs as 6:10 hs, devo pedir para passarem o cartao no REP quando entram no onibus, ja que estes estao a disponib. da empresa?? Ou passam quando descem do onibus para a lavoura, ja que pagarei normalmente a hora in'itinere???
2) E na volta para casa, passasse o cartao quando entrar no onibus ou quando descer na cidade???
3) No caso de passar o cartao quando entrar no onibus e quando descer, obviamente daria horas extras, pois passaria das 7:20 dia. Este excedente é calro que sao as horas in'itineres q estarei pagando a parte no holerith.
Ou entào, é até mais prático esta situação de passar quando entra e quando desce do onibus, já que, em virtude dos imoveis do produtor serem de distancias distintas, eu faria exclusivamente o excedente as 7:20 hs como Hora In'Itinere. Daí, e quando a distancia for perto e abranger dentro das 7:20, nao pagaria a HI???
Enfim, nao ficarei colocando tantas duvidas de imediato.
Deixarei estas por hora pra discutirmos.
Grato pela atencção de quem puder me ajudar.
Abraços colegas.

WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Terça-Feira | 24 maio 2011 | 11:35

Bom dia.

Aqui na minha região, o cartão se passa quando o empregado desse na propriedade, pois o entedimento é que no itinerário ele recebe a hora in- itinere.
Questionamento por parte da fiscalização existem quanto se 01 horas in-itinere é o sufuciente, podendo em algns casos ser acrescida, baseando-se a distancia/tempo.
Aqui o proprío dissídio da categoria, determinou a hora in-itinere deva ser acrescida de 50%.

Att.
Wilson

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade