x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.551

Diferença no salário mesma função

EDSON NUNES

Edson Nunes

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 18:38

Boa Noite!


Tenho um funcionário motorista e estou contratando mais um, porêm o funcionário novo será registrado com o salário base da categoria enquanto o funcionário que esta a mais tempo na empresa recebe um valor maior a duvida é a seguinte : Para diferenciar as funções posso colocar nas funções Motorista Senior ( para o mais velho) e Motorista Junior ( para o recem contratado) ou Motorista I, Motorista II? Diferenciando desta forma consigo sair da equiparação salarial?


Desde já agradeço a atenção de todos colaboradores deste fórum.


Sem mais


Edson

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Quinta-Feira | 9 junho 2011 | 20:18

Edson, poder distinguir as 2 funçoes, vc até pode. Para isso vc precisa formular uma política de cargos e salários escalonada e com a descrição de cada uma, contactar seu Sindicato para averiguar alguma inconsistência e orientação para implanta-la na empresa.

Caso o funcionário mais antigo tenha 2 ou anos na empresa, não haverá problema em contratar outro profissional com salário mais baixo que o dele, isso não fere o princípio da isonomia.

Mas a idéia de estabelecer uma política de salários é uma boa.

Abraços!!

Patricia C

Patricia C

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 17:55

Boa Noite,

Gostaria de aproveitar a questão acima e tirar uma duvida.

Posso ter dois encarregados na produção da empresa e se o salario de ambos tem que ser igual??

Me ajudem.....

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 21:26

Patrícia, pode haver diferença salarial se no tempo de ambos na função houver uma diferença de ao menos 2 anos.

Estou lhe passando um link sobre o "princípio da isonomia salarial", é bastante interessante e instrutivo, amplia nosso conhecimento a cerca do tema.

washingtonbarbosa.com

Espero ter ajudado.

Abraços!!

Stéfanye Mendonça

Stéfanye Mendonça

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 17:04

Boa Tarde,
Aproveito o assunto para incluir um dúvida:
Como fica a questão de reajuste proporcioanl ao tempo de serviço, quando o funcionário é admitido após o dissídio, ou seja, tem menos de um ano na empresa ? Muitas convençoes coletivas afirmam que pode fazer esse tipo de reajuste, sendo asssim ficam mesma funções com salários diferenciados. O que fazer nestes casos ?

Stéfanye Mendonça - Contadora - Perita Contábil
GRUPO ITACONT
Contabilidade, Perícia e Gestão empresarial
ITABORAÍ RJ
(21)3913-1802 | (21) 98333-1339
https://www.itacontconsultoria.com

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.