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Existe lei que proibe celular no trabalho?

Igor

Igor

Ouro DIVISÃO 1 , Supervisor(a) Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 14:55

Boa tarde!!

Será que existe lei que proibe o uso de celular no trabalho? se nao existe posso fazer um comunicado falando que é expressamente proibido o uso de celular no horario de trabalho?

Marcos A. Canavezzi
Articulista

Marcos A. Canavezzi

Articulista , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 15:02

Caro Igor,

Não há lei que proíba o uso de telefone celular no ambiente de trabalho.
O que você pode fazer é criar uma norma interna disciplinando o uso de telefones dentro da empresa, desde que, nao haja por exemplo a proibição de contado dos empregados com seus respectivos familiares.

WILSON CANDIDO RIBEIRO

Wilson Candido Ribeiro

Prata DIVISÃO 3 , Consultor(a) Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 16:16

Boa tarde, Marcus

Estou trabalhando em um manual de conduta de funcionário e proibi o uso excessivo de celular.
Agora preciso abrir uma "brecha" quanto a familiares?
Fazendo isso, qualquer uso, vão dizer era minha mãe/marido/filho etc como controlar isso.

Att.
Wilson

Wilson Candido Ribeiro
Contcon Contabilidade Conchal ltda
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Segunda-Feira | 13 junho 2011 | 23:03

Igor, como bem lembraram os deais amigos colaboradores, a empresa não pode tornar seus empregados incomunicáveis aos seus familiares.

Se a empresa pretende coibir os abusos e distrações, poderá tomar algumas medidas, como por ex.:

- Estabelecer Normas Internas que vedem o uso do celular e instalar monitoramento interno, deixando à todos informados que há vigilância nos ambientes (com isso poderá flagrar quem descumpre as regras); permitindo, contudo, que tenha acesso pelo telefone da empresa para receber e emitir chamadas (que poderão ser monitoradas).
- Vedando o uso do celular, poderá estabelecer que a emissão das chamadas passe por uma central ou telefonista ou que alguém do setor faça o registro das chamadas emitidas daquele ramal.
- Estabelecendo as Normas Internas, que não proibem mas orienta quanto ao abuso no uso do celular, que não deverão durar mais de XX minutos.

Uma maneira mais democrática e menos estressante (e bem menos impopular) seria reunir os empregados e pedir que eles próprios indiquem a preferida entre as medidas sugeridas, ou até pedir a colaboração com sugestões deles.

É minha a opinião.

Abraços!!

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 08:51

É fato que algumas pessoas exageram no uso de celular no ambiente de trabalho, mas acho que proibir não é a melhor saída.

Acho que uma orientação e uma espécie de processo educativo a respeito do tema seria mais válido.

Essas "proibições" são muito desmotivadoras.

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 13 anos Terça-Feira | 14 junho 2011 | 10:32

É verdade, mas tudo tem um limite e hoje em dia acho mais válido fazer com que os colaboradores se sintam bem em trabalhar nessa empresa, observando, claro, os limites do bom senso.

Não tem coisa pior do que alta rotatividade de empregados.

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