x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 20

acessos 19.500

Deise Almeida Lima

Deise Almeida Lima

Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 09:43

Bom dia

Estou fazendo um levantamento do custo com o absenteismo na industria onde trabalho. Normalmente divido o salario pela jornada planejada e multiplico pelo nº horas faltantes. Ex: (R$1000 :220 X 32).
Contudo, nao estou considerando o custo c/ encargos. Alguém pode me auxiliar nisto?

MARCOS DE OLIVEIRA

Marcos de Oliveira

Prata DIVISÃO 5 , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Quarta-Feira | 15 junho 2011 | 14:35

Boa tarde.

Pelo que entendi vc calcula em valor a quantidade de horas não trabalhadas no mês, nesse caso não há encargos, pois se as horas não são pagas não geram encargos.
Desculpe se não consegui acompanhar o raciocionio.

abraços

Deise Almeida Lima

Deise Almeida Lima

há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 13:54

Ola Marcos

Agradeço sua colaboração, entretanto, considero que haja encargos, pois quando o funcionário apresenta atestado médico, a empresa obrigatoriamente abona sua falta. Ou seja, a empresa arca c/ despesa de salario, DSR, VT e demais despesas.
Minha contabilidade me encaminhou uma planilha c/ encargos de funcionário, mas pelo que pesquisei em outros trabalhos sobre absenteísmo, normalmente as empresas consideram um percentual de +/- 102% de custo c/ o funcionario e a planilha que a contabilidade me enviou, considera apenas uma média de 30%. Qual o custo que um funcionário tem, afinal?

Deise Almeida Lima

Deise Almeida Lima

há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 15:07

Marcos

Posso disponibilizar sim. Gentileza me informar seu e-mail. Gostaria de saber o que ira precisar, pois esta planilha é apenas uma parte, eu tenho um material mais completo sobre indicadores. Podemos trocar informações!

Deise Almeida Lima

Deise Almeida Lima

há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 16:17

Eviei tres arquivos iniciais. Não encaminhei os calculos e os graficos por conterem dados da empresa. Mas podemos trocar informações, pois tudo depende do objetivo de cada empresa.
Sou nova usuaria neste site e fiquei c/ uma duvida: encaminhei os anexos através da opção enviar arquivo (no topo da pagina). Recebi uma mensagem que o arquivo foi enviado mas que iria passar por avaliação. É assim mesmo, ou devo disponibilizar por outro meio?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 17 junho 2011 | 20:15

Deise, apresento-lhe os meus como tmb lhe antecipo os agradecimentos de muitos usuários do Forum Contabeis.

Sua colaboração é inestimável!!!

Mais uma vez: Obrigada!!!

Abraços à todos! Tenham um excelente fim de semana!

Deise Almeida Lima

Deise Almeida Lima

há 13 anos Quarta-Feira | 22 junho 2011 | 08:23

Bom dia

Como disse anteriormente, existem inumeras possibilidades de acompanhar indicadores em uma empresa. Sob perspectiva do RH (que é minha área de atuação), temos várias possibilidades para mensuração:

Rotatividade ou turnover
Absenteísmo
Escolaridade (grau de)
Treinamento (tempo de)
Treinamento (eficácia do)
Utilização da mão de obra, hh/t de produto (em fábricas)
Produtividade, t/funcionário
Grau de Certificação PNQC (medida de qualificação das equipes de manutenção)[1]
Satisfação dos colaboradores
Despesas com recrutamento
Percentual de horas extras
Custo de pessoal (fração do faturamento usado para pagar a folha)
Número de colaboradores por gerente ou supervisor
Número de níveis hierárquicos (camadas no organograma)

Aqui vão os principais indicadores de avaliação da eficácia e eficiência da área de D&T.
É importante ressaltar que:
eficácia é medir se os requisitos forma atingidos e eficiência se os procedimentos foram seguidos;

AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: considerando os itens que na avaliação ao final do evento atingem percentuais acima de 90% de ótimo/bom

TEMPO DE TREINAMENTO POR PROFISSIONAL- considerado ideal é o funcionário que dedica 100 horas/ano para o treinamento.internacionalmente esse número é considerado- inclusive por alguns estudiosos tais como Peter Drucker. Algumas empresas estimulam os seus gerentes/líderes a participarem de no mínimo 160 horas/ano de treinamento.

AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO (alguns chamam-na de aprendizagem): é verificada através de pré teste e um pós - teste. O índice é o percentual de acréscimo entre as respostas corretas no pré teste e no pós-teste. o indice aceitável não pode ser inferior a 50% . O indice pode ser medido através da seguinte equação:
Somatória de respostas corretas no pré-teste/somatória de respostas corretas no pós teste= indicador de conteúdo
Quanto menor o número melhor. - Considera-se satisfatório um indicador próximo a 0,3.
Obs: neste indicador é de todo interessante que sejam divididos por área de trabalho - exemplo: informática, operações, compras, vendas etc....Igualmente podemos considerar que os testes (pré e pós) tenham o mesmo número de questões.

AVALIAÇÃO DE RESULTADOS. - indice percentual que procura demonstrar que o montante aplicado em treinamento teve maior ou menor grau de eficácia na gestão e lucratividade da empresa - também é CHAMADO DE ROI (RETURN ON INVESTMENT)

Gostaria de poder trocar experiencias com quem implanta este trabalho.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 28 junho 2011 | 19:18

Bem vindo ao Forum Contabeis, Michel !

Como vc não desenvolveu bem sua idéia em seu post, só posso concluir que vc está em busca de uma Tabela de ICMS Antecipado. Estou certa?

Caso positivo, aconselho a postar sua dúvida na sala mais apropriada, esta aqui é relacionada a Departamento Pessoal e RH.

Aproveito o ensejo para recomendá-lo a uma releitura às Regras do forum Contábeis - basta acessar a barra de Menus, no alto desta página, na tarja azul. Essas normas são fundamentais para o bom funcionamento do Forum como tmb para a devida manutenção de seu cadastro junto a nós, uma delas é não publicar endereços de emails, não solicitar envio de material de modo particular (tipo: manda pra mim!), fazer propaganda, repetir a mesma questão (principalmente em mais de de um tópico), dentre outras.

Sugiro, portanto, que acesse a sala de Contabilidade Geral, antes de postar uma questão deve ser pesquisada essa questão pois a mesma já pode ter sido formulada por outra pessoa e se encotra devidamente respondida - para pesquisar vc pode acessar o Menu Download, ou usar o serviço de "pesquisa personalizada google" que se encontra à sua extrema direita no alto desta página.

Abraços!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade