x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.321

auxilio doença

robson pinheiro rodrigues

Robson Pinheiro Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4 , Eletricista Manutenção Industrial
há 17 anos Quinta-Feira | 31 maio 2007 | 18:12

ok obrigado mais uma vez por te esclarecido minhas duvidas eu me afastei do trabalho e dei entrada no auxilio doença so depois que eu pude confirma o que eu tinha realmente para o medico do trabalho atravez de exame ressonançia que ficou comprovado que eu tinha tendinite no quadril e tendinite no onbro direito gostaria de saber se eu teria direito a ingessa futuramente com uma açao na justiuça por doença ocupacional ou a empreza tinha que me da a cat ja que e doença do trabalho te agradeço se pude me ajuda obrigado mais uma vez sr

Ismael de Toledo Pereira

Ismael de Toledo Pereira

Bronze DIVISÃO 5 , Auditor(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 21 novembro 2007 | 14:00

Caro Robson,

Os médicos devem avaliar se sua Tendinite foi causado devido a sua ocupação, por exemplo:

Você trabalha entregando folhetos e fica horas em uma Lan house fazendo trabalho escolares, lazer, etc... e devido a isso adquiriu a doença, portanto não é acidente de trabalho mesmo estando com a doença, sera auxilio-doença (E31) comum e não acidentário (E91), NÃO TERA ESTABILIDADE DE 12 MESES.

O perito do INSS verifica o NEXO entre DOENÇA X OCUPAÇÃO, ficando caracterizado a empresa deve abrir a CAT, caso a empresa se recuse, procure o sindicato.

LER significa Lesão por Esforço Repetitivo e é reconhecida também com o nome de DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho( definição do INSS ).



A sigla foi criada para identificar um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões e membros superiores ( dedos, mãos, punhos, antebraço, braços e pescoço) e tem relação direta com as condições de trabalho.

São inflamações provocadas por atividades do trabalho que exigem do trabalhador movimentos manuais repetitivos, continuados, rápidos e ou vigorosos, durante um longo período de tempo.



SEUS TIPOS:

A maioria dos trabalhadores não sabe, mas há várias outras doenças consideradas LER/DORT além da tenossinovite, que é a mais conhecida. Saiba quais são elas:

 TENOSSINOVITE: inflamação do tecido que reveste os tendões.

 TENDINITE: inflamação dos tendões.

 EPICONDILITE: inflamação das estruturas do cotovelo.

 BURSITE: inflamação das bursas (pequenas bolsas que se situam entre os ossos e tendões das articulações do ombro).

 MIOSITES: inflamação dos músculos.

 SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO: compressão do nervo mediano na altura do punho.

 SÍNDROME CERVICOBRAQUIAL: compressão dos nervos em coluna cervical.

 SÍNDROME DO DESFILADEIRO TORÁCICO: compressão do plexo (nervos e vasos) .

 SÍNDROME DO OMBRO DOLOROSO: compressão de nervos e vasos em região do ombro.

As LER podem surgir em qualquer ramo da atividade, desde que existam funções e postos de trabalho que exponham os trabalhadores a esforços repetitivos.

As funções mais atingidas têm sido os digitadores, operadores de caixa, açougueiro, padeiros, repositores, recepcionistas, copeiras, telefonistas, remarcadores de mercadorias. Trabalhadores que fazem serviços de faxina, ascensoristas, porteiros, copeiras telefonistas, entre outros.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade