x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 564

alex da silva

Alex da Silva

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Produção
há 14 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 22:46

ola moro no interior de são paulo na cidade de salto.

bom,minha duvida é o seguinte me me machuquei em casa e fraturei a mão.o medico me afastou peguei os 15 dias da empresa agora estou esperando a pericia do inss.
bom me acidentei no dia 31/05/2011 a empresa pagou ate dia 15/06/2011 gostria de saber como e feito calculo desses dias, com os dados abaixo:
salario: 4,50 p/h
expediente: segunda a quinta 07:00 as 12:00 e das 13:00 as 16:50
sexta: saida as 16:40

o calculo inclui fim de semana?
descontos?
e por fim, a empresa pode pagar tudo de uma vez ou ela pode dividir
como um salario normal, ex: dia 20 e dia 5,

pois fiz uma soma aqui e me parece que a empresa depositou mais ou menos 40% da soma q fiz q talvez seria o adiantamento.

ou sera somente isso q teria prra receber?

gostara de tirar essas duvidas...obrigado_

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Segunda-Feira | 20 junho 2011 | 23:48

Oi, ALex!
Bem vindo ao Forum Contabeis!!

Pelo que eu entendi vc é um Horista, mesmo que receba no final do mês o seu salário, sua remuneração é contada por hora trabalhada, estou certa?

Sendo positiva a resposta, lhe esclareço que vc precisa ter a média de suas horas trabalhadas ao mês para poder fazer os cálculos. Como horista sua remuneração deve receber o acréscimo do DSR (descanso semanal remunerado).

Por exemplo: se seu salário-hora é de R$4,50 e vc trabahou em determinado mês 184hs, vc multiplica R$4,50 por 184hs = R$828,00.
Para acrescentar o DSR ao seu salário, suponhamos que este mês em questão era de 31 dias e nele havia 5 domingos: dividimos o salário de R$828,00 por 25 dias (que é o nº de dias úteis: 31 - 5 domingos = 25) = R$33,12 e multiplicamos pelo nº de dias de descanso: R$33,12 x 5 domingos = R$165,60 será o seu DSR deste mês.

Assim, vc deve levantar os 12 últimos contra-cheques e tomar os valores lá expressos de salário-hora por mês e do DSR mensal pagos. Some-os e divida o resultado por 12 (pois foram 12 as parcelas da soma, é a chamada média aritimética). O valor resultante será a média salarial utilizada para indenizações como desses 15 dias de licença doença.

Como a empresa tem de lhe pagar 15 dias, vc divide o valor encontrado (a média salarial) por 30 (que é o mês comercial), por ex: R$750,00 / 30 = R$25,00 x 15 dias = R$375,00.

Pode acontecer de se usar os últimos 6 contra-cheques, vai depender do que determina o Sindicato de sua categoria para esses casos.

Espero ter ajudado.

Abraços!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade