x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 14.972

Afastamento Autonomo

Leandro Moraes

Leandro Moraes

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Sistemas
há 13 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 14:18

Ola.
Trabalho como autonomo a cerca de 2 anos e contribui todos os meses para o INSS.
Se eu precisar me afastar por motivo de doença o INSS vai me remunerar?
Se sim, qual quantia eles irao pagar?
Obrigado.

Leandro Moraes

Leandro Moraes

há 13 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 19:18

Ola Osmar!! Muito obrigado pela resposta!
Nao entendo muito dessa parte trabalhista. Quando voce disse que a quantia depende do meu salario de contribuição, isso quer dizer que depende do meu salario bruto??? Ou liquido??? Ou alguma outra coisa?

Agradeço desde ja.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Terça-Feira | 5 julho 2011 | 23:05

Leandro, o Salário Contribuição é o valor sobre o qual o Autônomo recolhe sua contribuição à Previdencia Social.

O trabalhador Autônomo tem em contra-partida aos serviços prestados aos tomadores de seu serviço, o chamado "Pagamento" por meio de um RPA (Recibo de Pagamento a Autônomo).

"Salário" bruto ou líquido é a contra-partida devida ao empregado com vínculo empregatício.

O autônomo não recebe "salário" (seja bruto ou líquido).

Minhas observações, amigo Leandro, é para que vc perceba se a sua situação no trabalho é de empregado efetivamente contratado (com vínculo), ou se é como Autônomo. Este último não tem vínculo com o empregador, pode prestar serviços aos concorrentes de seu tomador, não tem frequência certa ao serviço nem hora de entrada e de saída.

Espero ter ajudado.

Leandro Moraes

Leandro Moraes

há 13 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 12:31

Ola Kennya. Obrigado pela explicação.
Gostaria de exemplificar pra deixar mais claro.