Xavier
Iniciante DIVISÃO 5 , Técnico ContabilidadeOlá meu caros parceiros,
Sou técnico em contabilidade formado a 3 anos, porém nunca trabalhei na área. Estou para iniciar um escritório de contabilidade em sociedade com mais uma pessoa.
Na sociedade eu fico encarregado da parte de DP, legal e comercial e o sócio ficará com contábil e fiscal ( que é sua experiência ).
Porém dá aquele "frio" na barriga, pois por mais teoria que você saiba sobre o assunto, há sempre uma questão de insegurança ao iniciar...ainda mais sem experiência alguma nisso.
Pois bem, queria pedir ajuda aos meus colegas sobre como iniciar efetivamente e praticamente as rotinas de DP de uma empresa.
Vamos pormenores:
Quais são as rotinas diárias do DP? Como são elas? Quando são elas?
Por exemplo: Se eu tiver 20 clientes.
Até que datas todos os clientes precisam me trazer os documentos para efetuar a folha de pagamento?
Até que data eu tenho que gerar a folha?
Como eu posso administrar o serviços?
Como arquivar os documentos?
Quais serviços estão inclusos nos honorários e quais outros são cobrados a parte?
Além das declarações mensais do DP, da folha de pagamento, de toda a abrangência de admissão e demissão, consultoria ao cliente, quais outros serviços o DP faz rotineiramente?
Espero que meus colegas entendam minhas dúvidas e me ajudem pois preciso dessas informações para fazer o trabalho certo e começar certo sem errar muito.
Acredito também que alguma ou algumas dessas sejam dúvidas de muitas pessoas também que estão iniciando na área.
E quero, se me a moderação me permitir, fazer desse tópico, pelo menos pra mim, um "b-a=bá" das rotinas e fluxo de trabalho do DP.
Também ressalto que procurei e não achei um tópico que respondesse essas dúvidas.
Agradeço desde já!