x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 896

ajuda para calculo de ferias

Flavia Monteiro Barbosa

Flavia Monteiro Barbosa

Prata DIVISÃO 4 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 21:45

por favor poderiam me ajudar.

eu fiz o recibo da funcionaria para ferias e agora preciso fazer o holerith e estou com duvida. mas ela esteve de ferias 04 de julho a 02 de agosto, agora nao sei como separar isto nos respectivos holeriths de julho e agosto. alguem pode me ajudar?

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 27 julho 2011 | 22:11

Flávia, em se tratando de mensalista o ideal é que vc tivesse juntado num só cálculo os 2 meses em questão, somando 2 meses de salário desta funcionária e dividindo-o por 62 dias ( [Julho = 31 dias] + [Agosto = 31 dias] = 62 ).

Por exemplo:
Digamos que o salário desta funcionária seja de R$600,00. Calculemos o salário de Julho (3 dias), as Férias (de 4/Julho até 02/Agosto), e o salário de Agosto (29 dias):

R$600,00 x 2 = 1.200,00 ÷ 62 dias = R$19,355

- Salário de Julho (3 dias)= R$58,06

- Férias de 30 dias = 580,50

- Salário de Agosto (29 dias) = 561,29

Não se esqueça que a Lei determina que as Férias sejam de 30 dias e não de 1 mês, portanto, o valor das férias não tem de ser necessariamente igual ao valor mensal do salário quando há dias trabalhados dentro do mês de Férias Integrais de 30 dias.

Devendo tmb ser respeitado o princípio da isonomia, o funcionário de férias não deve receber mais do que aquele que desempenha a mesma função e pelo mesmo tempo.

Imagine 2 recepcionistas de uma empresa, com o mesmo tempo de contrato, com o mesmo salário. Uma sai de férias dia 01º e retorna ao trabalho dia 31. Ela deveria receber R$600,00 de Férias (sem considerar o Adc de 1/3) e mais R$20,00 por ter trabalhado dia 31, enquanto a outra recepcionista receberá os exatos R$600,00??
Claro, que não! Por isso em Férias quebradas ou que acontecem em mês com mais de 30 dias deve considerar como divisor do salário os dias efetivos de cada mês.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade