x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 1.450

Daniela M

Daniela M

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 15:17

Olá amigos

Boa tarde

Qual a diferença no calculo de DSR de hora extra e RSR de funcionário horista.
Uma funcionária que ganha 2,88 por hora e trabalhou 84 horas no mês de 06/2011 ganha por essas horas 241,92 e no meu programa saiu um valor de RSR de 84,48 para ela, eu questionei esse valor com o suporte do meu sistema e eles disseram que o valor está correto e que eu estou me confundindo com os calculos.
Então por favor, como eu faço esse calculo? Como eu chego nesse valor?
Já que o calculo não é o mesmo de dsr de hora extra.

Obrigada

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Sexta-Feira | 29 julho 2011 | 18:13

Daniela, o horista tem remunerão por produção devendo ser acrescido o DSR ao seu salário, em alguns meses haverá mais DSR e em outros menos DSR (destaco que DSR e RSR é a mesma coisa: Descanso ou Repouso Semanal Remunerado).

O modo de calcular o DSR sobre as horas trabalhadas sejam elas as contratadas (dentro da jornada a ser cumprida) ou excedentes a jornada, é o mesmo. O que pode estar acontecendo é que o DSR das Horas-Extras considerar o adicional de sobrejornada.

Vc deve fazer a "prova dos 9", isto é, confirmar calculando:

1º) Verifique a jornada semanal contratada
2º) Apure as horas trabalhadas
3º) Verifique a existência de horas excedentes a jornada semanal contratada (serão as horas-extras)
4º) Calcule o salário mensal
5º) Verifique no calendário do mês em questão quantos foram os dias úteis (incluindo o sábado) e os dia de folga e feriados.
6º) Calcule o DSR com os dados do ítem 4º e 5º:
Divida o valor do salário pelo nº de dias úteis e multiplique o resultado pelo nº de dias de folgas e feriados.
7º) Tendo ocorrido hora-extra, projete o valor do adicional sobre o valor do salário-hora. Com esse valor composto calcule o DSR referente às Horas-Extras encontradas.

Não esqueça que no holerite os eventos devem estar descriminados em separado:
Salário em Horas = R$
DSR referente Horas Trabalhadas = R$
Nº de Horas-Extras = R$
Adic. (mínimo) de 50% Hora-Extra = R$
DSR referente Horas-Extras = R$

Isso evita muitas dores de cabeças como desnecessárias causas na justiça.

Boa sorte!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade