x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 2.567

Aposentadoria Calculo sobre carteira e GPS

Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 17:13

Olá,

Estou com uma dúvida, uma vizinha contribuiu como facultativo desde 1998 quando ficou desempregada, em 2005 voltou a ter carteira assinada,mas continua pagando o GPS facultativo, esteve recentemente no INSS para ver a aposentadoria por tempo de contribuição e foi informada que seriam calculados no NIT que tinha a mais tempo, isto é carteira 100% e depois 80% do GPS.
Que para ter um valor de aposentadoria melhor deveria os dois somados por exemplo o total ser de 10 salários.

A minha pergunta é a seguinte, como ela pode melhorar esta arrecadação para ter um teto melhor .

Ela ganha 1 salário e contribui com dois, seria o caso de contribuir com só um sala´rio para na hora do cáculo o sistema do INSS ver como uma úbica atividade?


Sds,

Cristina

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 19:05

Está errado. Pra contribuir facultativo o contribuinte NÃO pode exercer atividade remunerada.

É facultativo ou Contribuinte Individual (autônomo) ?

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 19:50

Boa Noite. André.

Verifiquei com ela e acho que foi cometido um engano, ela deve ter posto o código errado porque até06/2006 ocódigo era 1007 ( contyribuinte individual0 depois passa para o 1406, ela não soube explicar masi acho que foi colocado o código errado, acho que ela vai ter que acertar junto ao INSS. Mas, mesmo assim como fica para ela poder ter um valor melhor de aposentadoria, este raciocínio citado acima é verdadeiro?

Obrigada desde já pela ajuda.

Cristina

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Quinta-Feira | 4 agosto 2011 | 23:09

1406 - Segurado Facultativo - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP

"foi informada que seriam calculados no NIT que tinha a mais tempo, isto é carteira 100% e depois 80% do GPS."

Não entendi essa parte.

Aposentadoria não é meu forte, mas acho que antes de mais nada teria que regularizar o código de recolhimento no Carnê..

Alguém com mais prática lhe ajudará melhor

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.
MORGANA ROBERTA DOS SANTOS BOSCHINI

Morgana Roberta dos Santos Boschini

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 08:07

Cristina, bom dia

Neste caso, primeiramente se no período em que estava trabalhando recolheu como facultativo, ela deve ir até o INSS e fazer um acerto de recolhimento para trocar o código de facultativo para contribuinte individual, fazendo esse acerto os dois salarios de contribuição (empresa + carnê) serão somados.
Para ela aumentar o valor de contribuição para garantir uma melhor aposentadoria, ela deve fazer a complementação em carnê como contribuinte individual ex.: salário 600,00 recolher em carnê a diferença para o teto ou para o valor que preferir, se deseja contribuir sobre 2.000,00 deve fazer a complementação em carnê pagando 20% sobre 1.400,00 no código 1007.
Referente a esses percentuais, pelo que entendi a sua pergunta, é sobre o calculo da aposentadoria. De acordo com a legislação vigente, a aposentadoria é calculada dessa forma: Soma-se todos salários de contribuição desde 07/1994, é considerado 80% dos maiores salários de contribuição, depois é feito uma média dividindo o resultado pelo nº de contribuições desde 07/94 tbm, e aplicado o fator previdenciário.
Concluindo, quanto mais ela contribuir melhor para ela, mas é claro que deve ser observado quanto tempo ela tem de contribuição, e se vale a pena aumentar dependendo do caso dela.

Espero ter ajudado.

Abçs

Morgana Santos


Cristina  Colares

Cristina Colares

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 11:41

Morgana, Bom Dia.

Obrigada pela orientação. Ela continua trabalhando e em sua carteira recebe e salário e recolhe no carne 1406 2 salários, o que achei diferente era que ela tinha código 1007 e depois passou 1406 e ela não sabe explecar o pq.

A minha dúvida está em relação mesmo com carteira assinada , qual seria o código correto para está complementação 1007 ou 1406?

Obrigada desde já pela ajuda.

André M. Reis

André M. Reis

Prata DIVISÃO 3, Chefe Pessoal
há 12 anos Sexta-Feira | 5 agosto 2011 | 14:21

1007 - Contribuinte Individual - Recolhimento Mensal - NIT/PIS/PASEP

O outro, como já disse é pra contribuinte facultativo e contribuinte facultativo NÃO PODE exercer atividade remunerada.

Antes de perguntar, pesquise. Nâo seja preguiçoso. A pesquisa enriquece seus conhecimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.