x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 4.310

Recolhimento INSS Contador como Autonomo

Micael Gonçalves de Lima

Micael Gonçalves de Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2011 | 13:13

Boa Tarde a todos, eu li varios topicos sobre este assunto mais ainda estou com uma duvida, sou contador e os meus clientes recolhem para mim o inss autonomo com o teto, por fim a minha duvida é a seguinte:
Tenho um funcionario aqui que não é formado, eu posso colocar os clientes para recolherem o inss para ele como autonomo, ou para ser autonomo neste caso tem que ser formado e ser inscrito no CRC?

"Ser pai é uma missão Divina, que coloca o ser humano próximo de seu Criador"
Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 3 setembro 2011 | 19:20

Micael, boa noite.

Depois que os escritórios de contabilidade puderam optar pelo Simples Nacional, a grande maioria dos clientes (refiro-me aquí na minha cidade) não mais aceita pagar honorários via RPA. Agora exigem NF de pessoa jurídica.

Um cliente sempre comenta com o outro das divergências (entre um receber nota fiscal e outro RPA), de forma que a padronização de natureza jurídica é recomendável.

Os benefícios para os escritórios de contabilidade por essa modalidade são consideráveis e vale a pena analisar a viabilidade de registrar seu escritório como PJ, pois a identidade profissional parece ficar mais transparente.

Att
Hugo.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.