x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 619

Direitos do trabalhador

Flávia Fonseca

Flávia Fonseca

Iniciante DIVISÃO 5 , Gerente Administrativo
há 13 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2011 | 14:40

Olá pessoal do Fórum Contáveis, li uma série de tópicos e gostei muito do fórum. Espero que possam me ajudar, estou em uma situação complicada.
Minha situação é a seguinte:

Trabalho há 3 anos e meio em uma empresa, nunca fui registrada.
Ministrei aulas por 3 anos, e há cerca de 5 meses fui promovida à gerente administrativo (responsável por finanças, contabilidade e recursos humanos) em uma nova unidade.

Durante os 3 anos como professora ganhava cerca de R$ 500,00 mensais. Como gerente ganho um fixo de R$ 900,00 + comissões, que chegam a R$ 500,00. Portanto, como gerente ganho cerca de R$ 1300 - 1400,00.

Estou correndo o risco de ser mandada embora, sem justa causa, por motivos de corte de pessoal e redução de custos para a empresa.

Quais são os meus direitos? O que eu posso fazer?
Sinto-me perdida, pois preciso muito do emprego.

Espero sinceramente que possam me ajudar.
Atenciosamente,
Flávia.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 7 setembro 2011 | 22:01

Flavia, se vc tem registros de pagamentos, documentos que somente um empregado da empresa teria acesso, junte-os todos e procure o Sindicato de sua categoria profissional. O jurídico saberá lhe orientar.

Adianto-lhe que eles te devem um bom dinheirinho, mas tmb os 3 anos de contribução social que mais à frente lhe farão uma tremenda falta na hora de se aposentar!!! Não só, mas tmb quanto a outros direitos previdenciáros onde é necessário um mínimo de contribução e carências para vc ter acesso a eles.

Como vê, não é só as indenizações que um trabalho sem registro prejudicam ao trabalhador.

Caso vc entre com ação na justiça contra este empregador vc não vai precisar se demitir para fazê-lo, pois estando sob júdice o empregador que demitir poderá ser onerado em virtude da tentativa de lesar o empregado que busca ter reconhecido seus direitos.

Boa sorte!!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade