Paulo Roberto
Iniciante DIVISÃO 4 , Administrador(a) EmpresasBoa noite a todos os amigos do Fórum!
Gostaria de tirar uma dúvida. Estou para regularizar o meu comércio, porem não terei condições de abrir com MEI. Pois, terei uma necessidade de emissão de nota fiscal acima dos R$3.000,00/mês e por esse motivo optei por abrir uma Firma Individual/Empresário.
De início para abertura da firma, enquadramento no simples nacional e tirar a inscrição estadual eu não teria nenhum problema. Pois, eu posso fazer sozinho sem ter que utilizar o serviço de um contador. Entretanto, estou com a seguinte dúvida:
É possivel recolher o INSS de 11% sem um prolabore emitido por um contador? Existe alguma guia da previdência que o próprio empresário possa preencher informando qual foi a sua retirada/ganho naquele determinado mês?
Sei que talvez muitos contadores achem que eu estou desmerecendo o seus serviços, e isso não é verdade. A realidade é que de inicio o pagamento de 1 salário para um contador, vai onerar demais meus custos fixos e de inicio pretendia tocar o negócio sozinho até conseguir uma certa estabilidade no mercado já com o CNPJ regular.
Os usuários que puderem contribuir com alguma informação sobre esse assunto, é só deixar um comentário aqui no tópico.