Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 6.390

dias trabalhados nas férias

FERNANDA MARIANO BRANDAO

Fernanda Mariano Brandao

Iniciante DIVISÃO 2 , Recepcionista
há 13 anos Domingo | 6 novembro 2011 | 21:02

Pessoal, estou com uma grande dúvida.

no início do mês de Outubro eu recebi o valor referente as minhas férias, o salário + 1/3, só que só gozei 7 dias e trabalhai o restante do mês, a pedido do meu chefe, e o restante dos dias que eu tenho direito eu tiraria depois. OK

Só que agora ele disse que eu não vou receber esses dias trabalhados, pois eu já recebi nas férias, e só recebo dinheiro se eu vender os dias.

Para mim eu iria receber os dias que eu trabalhei esse mês, e quando eu gozasse não receberia mais.

Vocês podem me ajudar?

Maria Helena C Maruiti

Maria Helena C Maruiti

Bronze DIVISÃO 3 , Consultor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 8 novembro 2011 | 15:44

Prezada Fernanda,

Você realmente não vai receber esses dias trabalhados. O que vai acontecer agora é que você terá direito a descansar esses dias.
Se, na empresa que você trabalha tiver controle de cartão ponto eletrônico, você pode verificar que no seu apontamento de horário, nos seus dias de "férias" não há horário de trabalho, apenas a justificativa de férias, visto que essa informação já é gerada automaticamente.

Vale lembrar que isso é um erro muito comum nas empresas, o de permitir que funcionários que estão em período de férias trabalhem para compensar depois esses dias não descansados. Se ocorre a infelicidade do funcionário sofrer um acidente de trabalho, a dor de cabeça é imensa, pois não há como abrir o CAT, sendo que o funcionário não deveria estar trabalhando. A empresa tem um período longo para programar as férias dos funcionários e permitir que eles descansem no período correto.

IVAIR TELES

Ivair Teles

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 16:34

Boa tarde Maria Helena !

Entendo que o empregado que está oficialmente em férias deveria ficar bem longe da empresa, realmente descansando. Mas uma vez que a empresa erroneamente permite ou até exige que ele trabalhe no seu período de férias de alguma forma vai ter que remunerá-lo por este trabalho, não ? Ou será que não entendi seu raciocínio ?

Grato,
Ivair

Maria Helena C Maruiti

Maria Helena C Maruiti

Bronze DIVISÃO 3 , Consultor(a) Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2011 | 17:03

Prezado Ivair,

Boa tarde,

A empresa nem tem como fazer esse pagamento de dias de férias que foram trabalhados pelo funcionário, a não ser que faça este pagamento "fora da folha", o que só aumenta os problemas e os precedentes para se errar cada vez mais. O cálculo da folha tem que ser coerente, visto que tem normas legais a ser obedecidas e toda uma "consequência contábil" em relação a ela.
O CORRETO é: planejar as férias dos funcionários. Com os meus clientes faço assim: todo ano, em Outubro, fazemos o planejamento das férias para o ano seguinte. Todos os funcionários sabem quando vão sair de férias, se planejam, marcam viagem (se for o caso) e realmente saem de férias, evitando assim vários, vários problemas.

Espero ter respondido com clareza,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade