x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 13

acessos 14.024

Décimo terceiro horista

TATIANE NUNES

Tatiane Nunes

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 13 anos Segunda-Feira | 5 dezembro 2011 | 13:01

Boa tarde
Meu nome é Tatiane e estou com uma dúvida sobre a informação passada pelo meu escritorio a respeito de decimo terceiro e gostaria que alguém me ajudasse para ver se esta correto pois eu fiz de outra forma.

O funcionario ganha 8,50 p/ hora
Admissão dia 16/08/2011 (não é registrado ainda, vai ser a partir de dezembro)

Forma do escritório

eles não calcularam os meses de novembro e dezembro, vão colocar na segunda parcela.

Como eu fiz

Fiz o valor referente ate dezembro dividi por dois para que as duas parcelas tenham o mesmo valor.

Obrigada pela ajuda !!!

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

Articulista , Gerente Recursos Humanos
há 13 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 07:32

Bom dia!

Prezada Tatiane Nunes,

Tudo bem? Espero que sim!

A forma que escritório fez esta correto, pois, você não sabe se o funcionário vai pedir demissão até lá, por isso, a legislação diz para fazer o calculo desta maneira.

Qualquer dúvida estou a disposição!

At.

Willian Azevedo Brandão
Gerente de Recursos Humanos

Marcela Campos de Almeida

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente
há 13 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 14:37

Boa tarde, Willian.

Também estou com dúvida sobre o calculo do meu 13º, você poderia por gentileza me ajudar.

Fui registrada em 06/06/11, vi em varias materias que quando a quantidade de dias trabalhados for maior que 15 dias, considera 1 mês completo de serviço. No meu calculo teria direito a 7 meses sobre 13º.

Porem a empresa que trabalho me entregou a primeira parcela, considerando 6 meses, e disse que o calculo para 13º considera 12/2010 a 11/2011, é correto isso?
Fiz calculos on line na internet e todos bateram com a minha previsão de 7 meses.

Desde já agradeço sua atenção.

Marcela

TATIANE NUNES

Tatiane Nunes

Iniciante DIVISÃO 3 , Assistente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 6 dezembro 2011 | 15:00

Boa tarde Marcela

Pelo o que sei, quem ganha o decimo terceiro integral (1 salário) é quem trabalhou durante 12 meses no ano, caso contrario é calculado proporcional aos meses que vc trabalhou, nunca ouvi esse papo que tem algum período para fazer cálculo.

Talvez a menina não soube te explicar corretamente.
Vamos ver mais opiniões dos nossos amigos.

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

há 13 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 08:46

Bom dia a todos!

Na lei 4090 de 13 de julho de 1962 da CF diz o seguinte no seu artigo 1º:

"...§ 1º A gratificação corresponderá a 1/12 da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente.

§ 2º A fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será havida como mês integral para os efeitos do parágrafo anterior..."

Tendo essa base, você ainda não trabalho nem um dia de dezembro eu não estou te devendo 1/12 avos de 13º salário pra você, só vou te dever 1/12 avos de 13º salário quando você trabalhar no mínimo 15 dias no mês de dezembro, por isso ele não pode entrar na conta da 1ª parcela do 13º salário, porém, na 2ª parcela do 13º salário, vai entrar o 1/12 avos do mês de dezembro e você vai pagar a diferença.

Willian Azevedo Brandão

Bronze DIVISÃO 5 , Assistente
há 13 anos Quarta-Feira | 7 dezembro 2011 | 09:16

Bom dia, Willian.

Talvez tenha sido a mesma explicação que você passou que a pessoa do RH não conseguiu explicar. Ela somente disse que não teria direito a dezembro.
Vou esperar até 20/12.

Grata pela resposta

At.

Marcela CAmpos

WILLIAN AZEVEDO BRANDAO
Articulista

Willian Azevedo Brandao

há 13 anos Sexta-Feira | 9 dezembro 2011 | 09:01

É verdade Tatiane Nunes, ficar com dúvidas não é bom não, gera disconfiança e perde a credibilidade.

Qualquer dúvida estou a disposição de vocês, Ok!?

At.

Willian Azevedo Brandão

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade