x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 64.061

Fumar em horário de trabalho

MARINEUSA

Marineusa

Bronze DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 10:02

Existe alguma lei que proibe fumar em horario de trabalho?

Por exemplo.... tem funcionários que a cada meia hora param pra fumar e claro os que nao fumam tem que trabalhar dobrado.

A empresa pode proibir de fumarem em horario de trabalho para estes funcionários ?

Desde já agradeço.

GLEISON WESLEY

Gleison Wesley

Prata DIVISÃO 2 , Analista Pessoal
há 13 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 11:07

Marineusa, nao ha nada em lei, que de aos fumantes este tempo para irem fumar, isto as empresa que tem que estabelecer regras, pois, como fumar é um vicio, o mesmo caso entao se adpataria ao alcolatra, que tambem viciado mas deve ser conter. O certo á a empresa proibir o funcionario de sair para este ato , colocar isto como norma da empresa para todos , imagine se todos da empresa fumarem? a empresa pararia a cada 30 minutos?

Ou entao no ato da admissao fazer a pergunta se fuma ou nao, caso seja criterio , isto ajudaria a diminiur este problema.

att. wesley

MURILLO LEME BARROS

Murillo Leme Barros

Prata DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Sexta-Feira | 16 dezembro 2011 | 11:18

Bom dia,

Proibição de Fumar em Local de Trabalho

A Lei nº. 9.294/1996 determina, em seu art. 2º, que é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo, privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente. Incluem-se nos recintos em que é proibido o uso do fumo as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as bibliotecas, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema.

O Decreto nº. 2.018/1996, que regulamenta a mencionada Lei, adota, entre outras, as seguintes definições:

a)Recinto Coletivo – o local fechado destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas, tais como casas de espetáculos, bares, restaurantes e estabelecimentos similares. São excluídos desse conceito os locais abertos ou ao ar livre, ainda que cercados ou de qualquer forma delimitados em seus contornos;

b)Recintos de Trabalho Coletivo – as áreas fechadas, em qualquer local de trabalho, destinadas a utilização simultânea por várias pessoas que nela exerçam, de forma permanente, suas atividades;

c)Área devidamente isolada e destinada exclusivamente a esse fim – área que, no recinto coletivo, for exclusivamente destinada aos fumantes, separada daquela destinada aos não fumantes por qualquer meio ou recurso eficiente que impeça a transposição da fumaça.

A inobservância das disposições legais mencionadas sujeita o usuário de produtos fumígeros a advertência, e em caso de reincidência, à sua retirada do recinto pelo responsável, sem prejuízo das sanções previstas na legislação local.

Assim, a empresa, ao proibir o empregado de fumar em recinto coletivo de trabalho, está apenas observando os mencionados preceitos legais, devendo o empregado submeter-se a eles.


Sei que a referida Lei não fala sobre a proibição de fumar em horário de trabalho, no entanto, conforme nosso amigo Gleison colocou é possível que a empresa emita um comunicado que seja bem divulgado, proibindo os funcionários de fumarem em seu horário de trabalho. Colocando a condição de advertí-los e com reincidências de até suspende-los.
Quanto ao horário do almoço, os funcionários só poderão fumar nas instalações da empresa, desde que estejam em local aberto e arejado.


Espero ter ajudado.

MURILLO LEME

ASSISTENTE DE DEPARTAMENTO PESSOAL / CONTABILISTA
Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Sábado | 17 dezembro 2011 | 09:21

Ola Marineusa,

Nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, a presidente Dilma Rousseff aprovou a lei que decreta a proibição do fumo em lugares fechados em todo o território brasileiro. Segundo a lei, “é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos,cachimbos ou qualquer produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público. Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas”.

Acho que isso responde sua duvida, abraços

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade