x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 868

cancelamento de abandono por afastamento

Monica Kinoshita

Monica Kinoshita

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 13:45

Boa Tarde,

Estou precisando de uma ajuda um pouco urgente e não encontrei a resposta em minha pesquisa pelo Forum.

Um funcionário está faltando desde o dia 27/11/2011 até agora, já enviamos 2 telegramas para solicitar o comparecimento mas sem nenhum retorno...fizemos a rescisão por abandono de emprego agora em janeiro 09/01/2012. Hoje 12/01 recebemos uma ligação de uma clinica de tratamento para dependentes avisando que o mesmo está internado desde o dia 02/01/2012...

A minha dúvida é, se a clinica nos enviar um atestado com afastamento depois do dia 09/01/2012 devemos cancelar a rescisão por abandono e fazer o afastamento por doença?

Aguardo respostas e desde já agradeço a todos!

Monica Kinoshita de Souza
kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 14:29

Se ela está internada desde o dia 2/Janeiro não justifica a ausência desde o dia 27/Novembro.

Mas a empresa pode optar por cancelar a rescisão por abandono e colocá-la em licença doença (pagando o salário deste dias licenciados), mas não pode esquecer que terá de encaminha-lá à perícia do INSS caso a licença ultrapasse 15 dias, e nela pode ou não ser deferido o auxílio doença a esta funcionária.

Sempre que o empregado se ausenta sem dar qualquer notícia, o ideal é mandar alguém até a casa dela informar-se, até mesmo com os vizinhos, sobre seu paradeiro.

Como a funcionária se ausentou por mais de 30 dias, e foram vários os telegramas, não vejo como o atestado fornecido pela clínica de reabilitação possa cobrir os mas de 30 dias anteriores a internação, mesmo que o atestado seja datado do dia 01/Janeiro.

Estranho em sua pergunta a data do dia 09: se ela estava internada desde o dia 02 porque colocariam o dia 9 no atestado??

Monica Kinoshita

Monica Kinoshita

Bronze DIVISÃO 4 , Analista Recursos Humanos
há 13 anos Quinta-Feira | 12 janeiro 2012 | 16:06

Boa tarde!!

Obrigada pelo retorno.

Vou reformular minha pergunta sobre a entrega do atestado: Se a clinica entregasse o atestado para nós hoje 12/01 (depois da data da rescisão) com a data de internação a partir do dia 02/01...mesmo assim teria que cancelar a rescisão? Visto que a clinica só nos comunicou agora...

Enviamos uma pessoa até a casa do funcionário, mas pelo visto não morava com ninguem...e os vizinhos não sabiam de seu paradeiro...

Sua resposta já esclareceu muito...Obrigada!!

Monica Kinoshita de Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade