x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 610

Colaboradores como sócio em nova empresa

Renatho De Carli Rosa

Renatho de Carli Rosa

Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2012 | 21:48

Tenho uma empresa (EMPRESA A) do ramo de programação de sites.

Estamos trabalhando em um produto em parceria com uma outra empresa (EMPRESA B), onde iremos constituir uma nova empresa (EMPRESA C), onde a EMPRESA A e a EMPRESA B serão as sócias. A minha empresa (EMPRESA A) será responsável por toda a programação desse produto.

Gostaria de colocar também como sócios na EMPRESA C dois dos meus funcionários (EMPRESA A) para ganhar participação nesse novo negócio que eles estão se dedicando.

Meus sócios falaram que não estão a vontade, pois poderemos ter problemas trabalhistas quanto a isso. Isso realmente procede?

Caso não haja problemas no meu relato anterior, para não abalar a relação com esses sócios pensei em criar uma outra empresa intermediária (EMPRESA D), onde colocaria meus funcionários e a EMPRESA A como sócios. Neste caso a EMPRESA D seria sócia da EMPRESA B para constituir a EMPRESA C.

* caso seja melhor legalmente, meus funcionários também tem empresas registradas e poderiam entrar na sociedade como PJ ao invés de PF

Edilson Silva

Edilson Silva

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 00:50

Vamos lá.
Na parte trabalhista não existe problema de seus funcionários sejam sócios em uma outra empresa. ou até mesmo se cada um deles fosse uma PJ, contudo se fossem PJ prestando serviços dentro da sua empresa, como já vi em alguns locais, pode ocorrer da fiscalização trabalhista lhe atingir.

Quanto as empresas.
A+B = são sócias em um produto, porquê onde diz sócias, muda-se para um contrato de SCP.

Criação da empresa C ou D? Se você me disser o real motivo de criar mais uma empresa. Só para distribuir o lucro e um futuro negócio? distribui pela sua própria empresa.

Edilson Silva
Contabilidade
Pós Graduação em Pericia e Interpretação de sentenças.
MSC UnB
Renatho De Carli Rosa

Renatho de Carli Rosa

Iniciante DIVISÃO 2 , Diretor(a)
há 13 anos Terça-Feira | 24 janeiro 2012 | 11:38

Não há uma forma de distribuirmos diretamente pela minha própria empresa, pois tem outra empresa envolvida e nesse caso essa empresa precisaria me emitir nota para eu repassar o lucro.

Mas de qualquer forma será necessário abrir uma empresa, pois esse produto vai se tornar algo grande. Talvez maior do que as empresas que temos hoje.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade