x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 9.585

TABELA SAT ? URGENTE !!!

KATIA ANTONIOLI

Katia Antonioli

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Pessoal
há 17 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2007 | 14:49

ola boa tarde, será que algum amigo tem a tabela do sat 1,2 ou 3% que mede o grau de risco apartir do cnae 2.0, tenho apenas a antiga estou com duvidas se ouve alguma alteração, e afinal é sat ou rat ??? um grande abraço katia

KATIA ANTONIOLI
CLÁUDIO EUGENIO LOPES

Cláudio Eugenio Lopes

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 17 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2007 | 14:54

Olá

As siglas SAT (Seguro de Acidente do Trabalho) e RAT (Risco Ambiental do Trabalho) foram criadas pela Previdência Social para denominar contribuições relacionadas aos riscos ambientais do trabalho.

SAT - Seguro de Acidente do Trabalho:
O SAT custeia a aposentadoria especial e todos os benefícios concedidos em razão do grau de incidência da incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais do trabalho.
É devido de acordo com a classificação de atividade preponderante da empresa em atividade de risco leve, médio ou grave, que corresponde às atuais alíquotas de 1%, 2% ou 3% sobre toda a folha de pagamento.
Como o SAT custeia vários outros benefícios e não-somente o auxílio-acidente, sua nomenclatura está sendo utilizada de maneira indevida para representar os acréscimos que custeiam a aposentadoria especial. Para a alíquota adicional foi criada a nomenclatura RAT.

RAT - Risco Ambiental do Trabalho:
O RAT se refere à alíquota adicional do SAT e custeia a aposentadoria especial (em conjunto com parte do SAT). Essa alíquota deve ser informada no SEFIP.
É devido apenas sobre a remuneração do trabalhador sujeito a condições especiais, isto é, aquele que efetivamente está exposto a agentes nocivos, e corresponde às alíquotas de 12%, 9% ou 6%, conforme a atividade realizada que permita a aposentadoria especial aos 15, 20 ou 25 anos, respectivamente.

Exemplo: Alíquota RAT Empresa: 6%
Empregado que irá se aposentar com 25 anos de serviço.

Grau de risco SAT RAT Total
1 1% 6% 7%
2 2% 6% 8%
3 3% 6% 9%

Exemplo: Alíquota RAT Empresa: 9%
Empregado que irá se aposentar com 20 anos de serviço.

1 1% 9% 10%
2 2% 9% 11%
3 3% 9% 12%

Exemplo: Alíquota RAT Empresa: 12%
Empregado que irá se aposentar com 15 anos de serviço.

1 1% 12% 13%
2 2% 12% 14%
3 3% 12% 15%

Fundamentação Legal:
Lei nº 8.212/1991
Lei nº 8.213/1991
Medida Provisória nº 83/2002

Att

Cláudio Lopes

Eugênio Lopes Administração de Pessoal
KATIA ANTONIOLI

Katia Antonioli

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Pessoal
há 17 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2007 | 16:44

ola claudio muito obrigada pela explicação, porem eu precisava de uma tabela por cnae 2.0 por ex: cnae antigo 3611-0/01 fabricação de moveis com predominancia em madeira = grau de risco = 3%

essa tabela antiga eu tenho, mas e a nova com a alteração de cnae para 2.0 ? não encontrei nada no site da previdencia apenas a tabela que agora entendo deve ser rat, tenho medo de usar a antiga e a nova ter sofrido alguma alteração ? desde ja agradeço, um abraço katia

KATIA ANTONIOLI

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade