Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 6.511

Diferença no reajuste sobre o piso salarial

ROGERIO MOREIRA BARBOSA

Rogerio Moreira Barbosa

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 13 anos Sábado | 18 fevereiro 2012 | 10:12

Bom dia. Esta duvida eu acredito que não existe no Forum, pois procurei e não encontrei. Na realidade, quem é da região de Itatiba, vai entender o que quer explicar.
Vamos aos fatos:
Um cliente me pediu uma planilha de quanto ele gastará na folha de pagamento para que possa fazer o orçamento de uma obra. Eu peguei a ultima convenção do sindicato da construção civil (SINDUSCON-2011/2012) e ao verificar o piso salarial de servente e pedreiro, constei que o piso salarial foi alterando a cada periodo. Fui fazer uma projeção de aumento, mas notei uma coisa esquisita: na ultima convenção, consta um aumento de 9,75% sobre o ultimo piso, por exemplo: servente - R$ 770,00 e se aplicar o indice de reajuste teria que ir para R$ 845,07, o que não bate com o primeiro piso constante na convenção que é de R$ 869,00 (maio/2011) e corresponde a 12,85%. Existe ainda mais duas alterações para nov/2011 (R$ 891,00) e fev/2012 (R$ 910,80). Se pegar o ultimo piso, e ver o indice aplicado ficou em 18,28, que é bem acima do índice constante na convençaõ.
Estou levantando esta duvida, porque, como expliquei, preciso fazer uma planilha de custo, e como o dissidio é em Maio, eu iria aplicar 10%, mas devido a essa diferença fiquei em duvida. Qual percentual aplicar?
Não procurei o sindicato ainda, mas por causa do carnaval acredito que vou conseguir falar somente na quinta, e deixei para fazer neste final de semana por causa do sossego. Se alguem da região de Itatiba, souber de algo, por favor me ajude. Muito obrigado.

Djoni Filho

Djoni Filho

Prata DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 22 março 2012 | 17:33

Boa tarde, Rogerio.

Se você puder disponibilizar o link de acesso da convenção, ou o CNPJ do sindicato dos empregados, posso baixar a convenção e tentar te ajudar na interpretação.

Djoni de Araújo Neves Filho
Adm Auditoria Consultoria e Assessoria Contabil S/S LTDA
Dep. Jurídico. Advogado. OAB/CE 35.973;
(85) 99736-2031 - djonifilho@admauditoria.cnt.br
djonifilho@djonifilho.adv.br - IG: @djonifilho.advogado
Djoni Filho

Djoni Filho

há 13 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 08:56

Rogério, só faltou você disponibilizar a convenção passada, já que você compara uma com a outra.

Djoni Filho

Djoni Filho

há 13 anos Sexta-Feira | 23 março 2012 | 14:28

Rogério,

Estava procurando pelo mesmo nome, aí não tinha achado. Baixei e verifiquei aqui.

Acredito que você esteja confundindo os valores. Os pisos salariais são fixados para quem ganha abaixo do piso anterior ou no mesmo valor. Os que ganham acima desse piso, terão o reajuste salarial. Porque? Simples, quem ganha no piso é fixado o valor. Quem ganha acima, ficará da mesma? Não, e como não sabemos quanto ganha acima, coloca-se a regra de reajuste em percentual.

Então, vamos considerar o servente:
quem ganhava 770,00 em 05/2010, ou - para quem foi admitido depois de 05/2010 - no primeiro mês de sua admissão, passará a ganhar o novo piso para servente, de 869,00.

Se alguém, nesse mesmo período, ganhava, por exemplo, 850,00. Não terá mais o salario de 869,00 nesse ano. Terá o reajuste de 9,75%, passando ganhar 932,88.

O mesmo caso se aplica ao pedreiro. Mas há de se observar, para os que ganham acima do piso anterior, e que foram admitidos depois de 05/2010, que esse percentual vai se alterando de acordo com sua admissão (não se aplica a quem ganha no piso), como consta na tabela com mês de admissão, percentual, e o fator de multiplicação.

Outra observação importante: se entre 05/2010 e 05/2011 ocorreu algum aumento expontaneo de salário, caso esse valor seja maior do que resultou aquele aplicado percentual ou o piso, permanece o maior. Se for menor, faz-se a correção.

Espero ter deixado mais esclarecido para você. Se tiver confuso, me informe que tento ser mais claro.

Abraços.

Gilberto s santos

Gilberto s Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Instrutor(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 7 maio 2012 | 19:34

Djoni por favor talvez vc possa me ajudar a esclarecer algumas informações meu pai foi reistrado a um mês atras como ajudante de pedreiro com um salario de R$860,00 Há um comentaria que apos 1 de maio haveria um reajuste mas ele nao sabe o percentual realm,ente houve? de quanto? obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: