Rogerio Moreira Barbosa
Prata DIVISÃO 1 , Técnico ContabilidadeBom dia. Esta duvida eu acredito que não existe no Forum, pois procurei e não encontrei. Na realidade, quem é da região de Itatiba, vai entender o que quer explicar.
Vamos aos fatos:
Um cliente me pediu uma planilha de quanto ele gastará na folha de pagamento para que possa fazer o orçamento de uma obra. Eu peguei a ultima convenção do sindicato da construção civil (SINDUSCON-2011/2012) e ao verificar o piso salarial de servente e pedreiro, constei que o piso salarial foi alterando a cada periodo. Fui fazer uma projeção de aumento, mas notei uma coisa esquisita: na ultima convenção, consta um aumento de 9,75% sobre o ultimo piso, por exemplo: servente - R$ 770,00 e se aplicar o indice de reajuste teria que ir para R$ 845,07, o que não bate com o primeiro piso constante na convenção que é de R$ 869,00 (maio/2011) e corresponde a 12,85%. Existe ainda mais duas alterações para nov/2011 (R$ 891,00) e fev/2012 (R$ 910,80). Se pegar o ultimo piso, e ver o indice aplicado ficou em 18,28, que é bem acima do índice constante na convençaõ.
Estou levantando esta duvida, porque, como expliquei, preciso fazer uma planilha de custo, e como o dissidio é em Maio, eu iria aplicar 10%, mas devido a essa diferença fiquei em duvida. Qual percentual aplicar?
Não procurei o sindicato ainda, mas por causa do carnaval acredito que vou conseguir falar somente na quinta, e deixei para fazer neste final de semana por causa do sossego. Se alguem da região de Itatiba, souber de algo, por favor me ajude. Muito obrigado.