x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 809

Rescisão de Contrato de Trabalho

ROSELI S DE ALEXANDRIA LIMA

Roseli s de Alexandria Lima

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 13 anos Segunda-Feira | 20 fevereiro 2012 | 19:55

Olá Pesoal,

Dúvida é: o funcionário devereia cumprir o aviso trabalhado. inicio do aviso 01/02/2012 e terminaria em 01/03/2012, mas ele conseguiu outro emprego e pediu a carteira, como devo fazer, tenho que pagar o aviso normal 30 dias, ou pago somente oi que ele trabalhou?
obrigada

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 13 anos Quarta-Feira | 22 fevereiro 2012 | 14:49

Roseli, se ele foi demitido e a empresa o colocou em aviso prévio trabalhado, basta descontar os dias não cumpridos.

Se a Convenção Coletiva de seu Sindicato permite que ele seja liberado de cumprir o aviso, a empresa terá de liberá-lo do aviso e não descontar os dias não trabalhados do aviso. Mas, para isso ele tem de apresentar uma carta emitida pelo novo empregador informando que ele irá começar no novo emprego, nesta carta deve ter a identificação deste trabalhador e a data de início do novo emprego e, é claro, a identificação da empresa.

Caso o Sindicato seja omisso quanto a esta liberação, a empresa poderá graciosamente conceder a liberação dos dias a cumprir do aviso, não os descontado de suas verbas rescisórias. Lembro-a de que se assim proceder, a empresa terá de pagar a rescisão como sendo aviso indenizado, isto é, em 10 dias após o último dia trabalhado.

Espero ter ajudado.

William

William

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Informática
há 13 anos Sexta-Feira | 24 fevereiro 2012 | 10:03

Bom dia

estou com uma duvida

estou em contrato de experiencia (45dias)
data de inicio - 13/02/12
data final contrato - 28/03/12

gostaria de saber se eu sair dia 05/03, qual seria o valor que teria pra receber??
e eu tenho que pagar a indenização dos dias faltantes ao termino do contrato? ou isso eh facultativo? (pois li, que o empregador deve comprovar o prejuízo por eu ter reincidido o contrato antecipadamente)

obrigado pela atenção

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade