x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 634

Audevandeson Alves

Audevandeson Alves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 11:42

Galera, bom dia.

Gostaria da ajuda do colegas quanto ao ir 2012.

Um casal terao que entregar a declaracao e tem dois filhos, o marido ja entregou a dele, e a esposa entregara agora, porem ela pagou uma cirurgia feita no marido(NF em nome da esposa), como ficaria as informacoes quanto aos filhos e a nf, e tenho de informar os dados da declaracao do marido tambem?
Desde ja agradeço.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2 , Account Manager
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 14:35

Ola joão,

O pagamento efetuados pelo contribuinte devem ser idoneos e em seu nome. Se a declaração é em separado, então vc considera os dependentes em apenas uma DIRPF. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Audevandeson Alves

Audevandeson Alves

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 16:12

Jose Cisso eu agradeço as informacoes, mas talvez eu esteja sendo ignorante, entao deixe-me ver se entendi.

Quanto aos filhos, nao informarei na declaracao da esposa tendo em vista que ja foram informados na declaracao do esposo?
Quanto a despesa medica da cirurgia feita no marido, porem pago pela esposa(NF nome da esposa)tambem nao poderei informar?
Desde ja agradeço e peço desculpas por nao entender.

JULIANO BATHKE

Juliano Bathke

Prata DIVISÃO 1 , Economista
há 13 anos Quarta-Feira | 25 abril 2012 | 17:28

Quanto aos filhos, nao informarei na declaracao da esposa tendo em vista que ja foram informados na declaracao do esposo?

A esposa não irá declarar os filhos como dependentes.

Quanto a despesa medica da cirurgia feita no marido, porem pago pela esposa(NF nome da esposa)tambem nao poderei informar?

Sim, caso informar na sua declaração (esposa) que seu marido é dependente. Caso contrário não poderá informar.

Declaração em Separado

a) cada cônjuge deve incluir na sua declaração o total dos rendimentos próprios e 50% dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando 50% do imposto pago ou retido sobre esses rendimentos, independentemente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento; ou

b) um dos cônjuges inclui na sua declaração seus rendimentos próprios e o total dos rendimentos produzidos pelos bens comuns, compensando o valor do imposto pago ou retido na fonte, independentemente de qual dos cônjuges tenha sofrido a retenção ou efetuado o recolhimento.

Os dependentes comuns não podem constar simultaneamente nas declarações de ambos os cônjuges.

Verifique as instruções de preenchimento da Declaração de Bens e Direitos, relativamente aos bens privativos e bens comuns, constante do ajuda do programa IRPF2012. (Pergunta 071 das Perguntas e Respostas do IRPF2012)

Saiba mais sobre mim: visite meu BLOGUE.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade